Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
18.1.19

Nunca tive um grande gosto por mosaicos, mas quando percebi que estas obras paleocristãs estão repletas de elementos iconográficos não apenas naturalistas (icónicos), mas também a incluírem sinais e imagens, crescentemente simbólicas (i. e., à medida que o tempo foi avançando, e o cristianismo se instalou como religião oficial). Então, ao compreender este fenómeno, que M. J. Maciel tão bem explica, depois disto os mosaicos passaram a ser para mim do maior interesse.
Neste caso, na legenda da imagem está: "motif with shells". Mas consideramos ser mais do que isso.Concretamente uma fantástica «fusão visual» entre a forma de uma Concha, e a da Pomba, ambos sinais/símbolos do baptismo, e na teologia cristã alusões ao Espírito Santo.
Claro que se vêem, bem, as 2 pombas de perfil no cimo do nicho que tem ao centro a cruz. Mas a Pomba que é menos fácil de ver,  é desenhada pelos traços brancos, que a desenham de asas abertas, e cuja forma assim se «somou» à imagem da concha. Tem no bico, suspensa uma coroa.
Se pensarmos que pelo baptismo cada um dos baptisados, para a Igreja, passa a ser Sacerdote, Profeta e Rei, então compreeende-se como esta iconografia está longe de ser abstracta,
Já que traduz uma série de ideias que se podem ler, relativas ao baptismo.
Por fim resta-nos acrescentar que estes «Nichos gráficos» - bidimensionais - em geral são anteriores aos nichos tridimensionais e a todas arcarias, ou edículas da arquitectura. As quais, em cada época (por isso os diferentes estilos) - e porque a Arquitectura é na sua essencia uma linguagem -, serviram para fazer a apologia das figuras que fossem representadas no interior dessas mesmas edículas.

Nichos-S. ApolinareNuovo.jpg

A imagem é da Basílica de S. Apolinare Nuovo, de Ravenna, extraída de Ravenna Capital of Mosaic (ver p. 108). Salbaroli Publications, Ravenna, 1988.

 

 

link do postPor primaluce, às 20:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Janeiro 2019
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
19

21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO