Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
14.2.16

 

Uma data que no passado foi de enorme importância dadas as divisões existentes dentro da Igreja.

 

Assim, havendo já muito escrito - Triunfo da Ortodoxia, Iconoclasmo, Wikipédia - por aqui saibam que data é hoje, e a importância que em tempos, desde o ano 787 este dia teve...

 

Claro que é um assunto no qual nunca teríamos avançado, nem sabido nada, não fosse a necessidade, atrás, há uns anos, que fizéssemos um doutoramento!

 

Não ficámos doutores, mas cheios de sapiência, o que, Thanks God, não é o mesmo, porque é muito melhor! Sobretudo numa escola de Artes Visuais em que falar de Niceia II, ou das Actas desse Concílio e suas consequências, é mais incompreensível e inaudito, do que se aparecer um professor de chinês!

 

O «dito doutoramento» está no tinteiro, o qual, nos tempos que correm (e apetece enfatizar esta ideia), pode não ser um stylo, nem a tinta que o abastece; mas, tão simplesmente, os doodles que ainda só bailam nas nossas mentes. Os quais, frequentemente, nem sequer temos a noção, consciente, deste facto*:

 

Como inúmeras imagens interiores, também designadas imagens mentais (o que afinal, verdadeiramente, constitui a Imaginação), esse tema interessa a cursos de artes visuais. Porque as ditas imagens existiram (primeiro na mente) e passaram para as obras da Arquitectura e da Arte de todo o Médio Oriente. Também da Europa, quase em simultâneo, já que se tratam de regiões do globo que estiveram em permanente contacto.

 

Tudo se processando (parece-nos?), de um modo que seria interessantíssimo as Neurociências investigarem: i. e., procurar saber se todos os povos de todas as regiões do globo, possuem este mesmo «mecanicismo» (ou recurso mental) para lhes facilitar o pensamento e o desenvolvimento das ideias**?

 

Aliás, a expressão inglesa dataflow diagram é muito sugestiva, e o flow lembra, sem dúvida, o fluir da Consciência e do Pensamento. Sendo que, as próprias setas que se rabiscam nestes discursos mistos feitos de palavra e desenho; essas setas lembram sinais (contentores de significados) e canais por onde o pensamento como um rio vai correr, com muito maior facilidade. 

 

ConversasComDoodles

 

*A imagem acima é a expressão visual de uma conversa: o que alguém sentiu necessidade de desenhar para exprimir ideias difíceis, e assim foi rabiscando ("doodling") enquanto falava...

**Uma questão que, perguntamos hoje como perguntámos em 31.01.2005, pode também ter estado implícita no que foi o Movimento Iconoclasta:

As imagens que se condenavam eram apenas as imagens naturalistas ou também as abstractas? Ou não se fazia essa distinção?

link do postPor primaluce, às 00:30 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Fevereiro 2016
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO