Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
17.9.23

Essa escrita foi, como temos defendido, uma ICONOTEOLOGIA

Ou seja, primeiro terá nascido num pensamento visual, depois foi riscada (quem sabe, nas areias das praias? *). Mais tarde passou a caligrafia e desenho. Ou, inclusivamente, foi também incisa e foi relevo**, aplicada/construída nos monumentos (built in), com vários propósitos, sendo o carácter religioso o predominante

Assim, se quisermos percorrer as situações em que surge, e compreender, talvez na íntegra?, o que se terá passado, então pode constatar-se que a mesma escrita está ainda na numismática (ou na medalhística), em ourivesaria religiosa e objectos de culto/liturgia, ou nos adereços e jóias dos reis (e dos nobres). Etc., etc.

Por nós, agora já nos habituámos - se queremos encontrar os ideogramas e os diagramas***   mais usados num estilo - entendido como zeitgueist  (i. e., estilo de uma época, reunindo as marcas, materializadas, do espírito desse mesmo tempo), ou nalguma corrente artística; por nós, agora passámos a procurar, também por curiosidade, nas moedas que eventualmente os reis tenham criado (ou mandado cunhar - decidindo a respectiva iconografia). 

DSCN0022-c.jpg

Foi o que aconteceu no reinado de D. Manuel I, o Venturoso - que, em tempo de prosperidade, ao haver condições de desenvolvimento, havendo riqueza (e paz), criou uma moeda onde se vêem os mesmos sinais que eram colocados noutras obras e noutras superfícies, incluindo, claro, a Arquitectura. 

portuguesOuro2.jpg

Claramente, o seu objectivo foi o de criar um todo coerente...

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* Será importante lembrar que não havia papel com a facilidade actual?

**  Esculpido na pedra e outros materiais, incluindo o marfim, como se vê em dípticos paleocristãos

*** Nos nossos escritos - que seriam tese de doutoramento (a tal que os PROFs calaram...) - temos a diferença entre Ideogramas e Diagramas. Para os interessados, tencionamos publicar

Acima, excerto de um painel de azulejos do refeitório do Mosteiro dos Jerónimos   (que não é manuelino!)

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Aqui, ler sobre António Quadros, e como queria que existisse «um Champollion» capaz de decifrar a sua Escrita Ibérica. A qual, quem estuda História da Arte, e percebe como as formas ideográficas, abstractas (ou iconoteológicas) estão subjacentes a inúmeras composições, também perceberá que essa «Escrita» não foi apenas ibérica. Estando nos principais monumentos, antigos e tradicionais, da cultura europeia...

link do postPor primaluce, às 20:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
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