Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
5.12.18

Será possível viver num tempo em que, se a inovação tecnológica não é pequena, também a inovação científica pode ser muito maior. 

Será possível viver num tempo em que, conhecermo-nos a nós próprios, na nossa História e enquanto sociedade, não é uma limitação? Definitiva?

Num tempo de enorme privilégio, em que - e esta é a nossa opinião -, não só é possível desde que o queiramos, como também é altamente desejável: para nos compreendermos e não termos que viver escondidos, cada um de si mesmo...

Ou, talvez deixando de estar ensombrados por um Inconsciente Colectivo não entendido, e ainda por Mitos. Os que agora alguns chamam «mitos urbanos», estando estes cada vez mais ampliados, ou cheios de força, de tal modo que poucos se atrevem a questioná-los:

Porque andamos todos a não querer ver?

Sobretudo quando se pode?, perguntamos nós.

Sim, a não querer ver bem. Ou seja com as imagens colocadas mesmo no centro da retina que se chama fóvea, e usando o melhor da nossa percepção e das nossas inteligências*. Porque não?

Para que cruzando dados  e informações que frequentemente não estamos habituados a reunir, possamos depois perceber melhor, e de modo bem mais inteiro, muitas das histórias antigas que tendemos a não conseguir perceber?

Fazendo talvez como Hans Belting (?), de quem o Expresso há anos publicou um artigo, e do qual ficámos com alguns registos**.  

Como eram, neste caso o título do artigo e depois ainda um extracto com fotografia do autor

SobreHansBelting.ArtigoExpresso.jpg

HansBelting-NovaDisciplina.jpg

E esta acrescida ainda de uma nota (nada despiciente):

"Hans Belting é um daqueles estudiosos que abrem um campo de investigação tão próprio e complexo que criam uma nova disciplina"

O que nos leva a perguntar: Será só de Hans Belting o conhecimento inovador que põe a Teologia a ser complementar da "Arte Antiga", tradicional e religiosa, do Ocidente?

RE: Achamos que não, tanto mais que a designação deste nosso blog - ICONOTEOLOGIA - é devedora ao Pe. Eugenio Marino da palavra que inventou

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* No plural, por ser a inteligência de todos

**Terá sido em 2011?

~~~~~~~~~~~~

Por fim, e com parabéns para a Ana Serra (na parte que lhe toca), desde ontem mais um

link que nos liga e lembra, uma parte fundamental do passado

link do postPor primaluce, às 15:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO