Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
27.2.15

Toda a Construção Europeia, em que a Filosofia e as ideias são essenciais, que contou com aquilo a que se tem chamado Iluminismo, isso existiu ou não?

Será que o Iluminismo só é conhecido nas Universidades, e aí apenas como algo que influenciou a postura dos Reis e Governantes, antes e depois da Revolução Francesa?

E é conhecido nas Universidades, pelo menos (admitimos, e em vários casos sabemos que é assim**) de alguns universitários portugueses: porque, pelo menos isso, quando frequentaram o Ensino Secundário ainda tinham que estudar Filosofia!

Também se sabe disto...

Mas o que andam a fazer Ministros e os Governantes de toda a Europa? Não poderão fazer um esforço e informarem-se?

Ou apenas o Papa Francisco tem que falar pela Europa, e tenta expor o papel das religiões? E mesmo até para os que não têm religião apelar a que pensem? Que tenham espiritualidade, que se informem, que dediquem algum tempo a pensar?

Que como «filósofos laicos», sejam Amigos do Saber? Para que as pessoas não fiquem vazias e toscas – i. e., incompletas, e depois também disponíveis para serem aliciadas por uns quaisquer trapaceiros.

Ou por grupos que aproveitam para espalhar e divulgar ideologias radicais, onde está o vazio: onde valores mais altos nunca tinham sido incutidos

O Bem, como explicado de uma maneira praticamente laica por Platão, é o objectivo das diferentes religiões. ..

E, é por estas e outras que não vamos deixar de escrever (também) sobre o Ensino!

Depois, alguém já reparou como no Palácio de Monserrate convivem - tão bem - vários «ornamentos estilísticos» provenientes da arquitectura religiosa de diferentes povos?

DePlatãoAosContemporâneos.png

 (clic para legenda)

~~~~~~~~~~~~~~~~

*http://visao.sapo.pt/judeus-deixam-a-europa=f811445

**Mas não de todos, lamentavelmente

 

link do postPor primaluce, às 18:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Fevereiro 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
28


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO