Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
22.4.22

Visitas em Iconoteologia em 21.04.2022

  1. Hoje a Planta da Igreja dos Clérigos - 1
  2. Monserrate - Uma Nova História... porque sim. Pois é mesmo uma nova história, que se apreende se os sentidos estão normalmente despertos - 1
  3. ICONOTEOLOGIA; ICONOTHEOLOGY - 1
  4. Ainda "Os Diagramas de Villard de Honnecourt" - 1
  5. Saúl António Gomes e um texto muito oportuno (e óptimo) intitulado A Littera Pythagorae... 

E em Primaluce (idem 21.04.2022)

  1. Onde as janelas do Palácio de Monserrate foram buscar o seu "design" - 13
  2. Uma elipse não é uma oval, mesmo que muitas destas formas pareçam iguais - 2
  3. SOBRE «JANELAS À SIZA» - e como é incomodativo contrariar as expressões que em geral estão aceites e os conhecimentos que têm (apesar de errados)... - 1
  4. Primaluce: Nova História da Arquitectura - 1
  5. Carta a Vítor Serrão... - 1
  6. Cascais: Casas de Veraneio e um envidraçado (lindo) cujo padrão nasceu no que designamos Ideogramas Medievais - 1

O que nos permite, sem qualquer dúvida, concluir que, apesar de não termos publicado, para além do trabalho intitulado Monserrate uma Nova História (Livros Horizonte, Lisboa 2008*), se queremos ser lidos as redes sociais são uma óptima maneira de concretizar esse objectivo.

E não apenas no FB (usando os nossos blogs), porque há sempre alguns tímidos, e outros, que gostam de o fazer de modo discreto, sem deixar rasto.

Só que, entretanto, vai havendo uma grande dose de censura aos nossos escritos, e que consegue ser eficaz. E este post, deixado no FB - em Arte, museus e património - no dia 10 ou 11 de Abril (?), ao ter sido retido e apenas publicado ontem, é um dos responsáveis do numero de leitores de ontem...

Portanto, pode-se deduzir que os nossos posts até têm leitores, podendo difundir bastante mais aquilo que estamos convictos aconteceu no mundo das imagens, desde há mais de mil anos. Mas que, apesar disso, há quem queira escondê-los. Sendo que, por acaso, até acho que o Vítor Serrão e a FLUL, não estarão atrás dos administradores desse Grupo do Facebook. Acho, mas sabe-se lá?

~~~~~~~~~~~~~~ 

*E aqui,  hoje, deixando esse rasto propositadamente, fica um vão interior de Monserrate.  

O qual como podem ver, essa edícula (o vão em primeiro plano, e depois os vãos de madeira dos caixilhos da janela) segue o padrão que está no Palazzo Vechio de Florença, em palácios de Veneza, mas também no Mosteiro da Batalha. E que anos antes (podem procurar nos nossos posts) já tinha sido empregue no túmulo da Rainha Santa.

link do postPor primaluce, às 10:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Abril 2022
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
16

17
18
19
20
21
23

24
25
26
27
28
30


tags

todas as tags

blogs SAPO