Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
6.7.17

Cada vez que penso que sou professora (há 40 anos!) numa escola de Design que fez questão de esconder os meus temas de mestrado, e depois de doutoramento – incrivelmente inovadores - , por versarem a relação intima e directa que existiu entre a Teologia e algumas imagens (a que chamamos Ideogramas); naturalmente que sempre que isso acontece, logo toda esta problemática me faz pensar no mundo de cegueira dos responsáveis, no Ensino Superior (nível de doutoramento!) pela situação em que estamos.

E estamos todos, sim, no plural que Umberto Eco aconselhou a quem escreve uma tese.

Não «estamos» porque se entenda como extrapolação (majestática), mas porque nos auto-limitamos, todos: i. e., colectivamente. Pois quando se perdem (ou destroem) valores individuais é também o colectivo, toda a sociedade que os perde. Seja quem for o autor (individual) das ideias destruídas...

Mas adiante:

Este ano celebram-se os 500 anos do que foi  o início da Reforma (luterana), e há muito boa gente - também negociantes, muitos publicitários e marketeers (imagine-se, até designers que conceberam para a Playmobil uma suposta miniatura da figura de Martinho Lutero!); portanto, pessoas que não ficaram indiferentes à questão

 

Playmobil-500anos-teses-Lutero.jpg

(legenda)

 

Enfim, há muito boa gente que não se melindra com a existência de uma relação Teologia <-> Imagem, e portanto também não faz questão de esconder o assunto. Antes pelo contrário, sabendo da sua importância, exploram-no (em vários sentidos) que não sendo só e apenas culturais, são também rentáveis.

Não se posicionaram para estar de um ou de outro lado, e preferiram optar por atitudes inclusivas: ou seja, celebrando!

Não o que alguns podem ver como uma fractura na unidade do Catolicismo, mas como um enriquecimento de toda a Cristandade*.

~~~~~~~~~~~~     

*Se atentarmos a muitas das informações dadas por Joaquim Carreira das Neves no seu trabalho dedicado a Lutero. Ver em http://primaluce.blogs.sapo.pt/padre-joaquim-carreira-das-neves-374433, e sobretudo aconselha-se a ler o livro.

link do postPor primaluce, às 00:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Julho 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO