Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
11.8.15

Todos estes meses depois, e porque ontem a RR emitiu uma leitura de Gonçalo M. Tavares feita na Póvoa de Varzim sobre: Literatura: uma questão de inteligência invisível, nós que ouvimos, queremos destacar que esta questão - «do visível e do invisível» que várias vezes abordou nesse seu texto, essa questão é antiquíssima.
E um autor do séc. V-VI que ficou conhecido como Dionísio, o Pseudo-Areopagita, o referido autor registou a seguinte ideia que desde então (ou talvez muito antes de Dionísio a ter escrito...?) não parou de ser aplicada à Arte:

"...uma inteligência perspicaz não ficaria embaraçada por fazer corresponder os sinais visíveis às realidades invisíveis..."

Aqui e agora acompanhado de uma imagem que tantas vezes se usou em representação da Virgem Mãe de Deus - alguém que, como sabemos, não se tem apresentado visível (facilmente ou com frequência) a todos...

E era para assinalar/indicar (ou tornar visível) a divindade dessa entidade invisível , que uma cena como a que está no centro do vitral foi feita.

A Anunciação da Virgem foi por isso emoldurada num quadrifólio, que como cremos é um Ideograma especifico para aludir à Mãe de Deus.

 

 

arton58-3dc6d.jpg

 

Sobre Gonçalo M. Tavares e esta participação ler:

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=177482

E ainda sobre Maurice de Gandillac um dos tradutores da obra de Dionísio, o sírio que se julgou ter sido o Areopagita, companheiro de S. Paulo: https://fr.wikipedia.org/wiki/Maurice_de_Gandillac

 

link do postPor primaluce, às 12:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Agosto 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
17
18
19
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO