Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
19.10.22

Aqui ganhámos um prémio. Este:

MosaicoAntigo-Conímbriga-3.jpg

E assim é enorme a felicidade! Mas, contrabalançada pelo post - que nem sequer é muito bonito... - alusivo ao Congresso a decorrer em Lyon, e dedicado ao Mosaico Antigo

Da Association Internationale pour l'Étude de la Mosaique Antique, e que está a decorrer, precisamente nesta data. 

MosaicoAntigo-Conímbriga.jpg

O nosso interesse vai sempre (e continuará a ir) para a ICONOTEOLOGIA*. Razão para já se ter deixado um recado, dito com a máxima força, e a visibilidade maior que possamos conseguir, tentando alertar Historiadores e Arqueólogos:

"Era bom que chegasse a Lyon que muitas imagens dos mosaicos romanos - dependendo das datas - são já a passagem de imagens icónicas a anicónicas, ou abstracções, tradutoras de ideias do cristianismo. E em Conímbriga há bastantes exemplos...

E que depois de percebida esta ideia, é mais simples e mais fácil compreender os estilos (arquitectónicos) cristãos, e as escritas - que foram vocábulos visuais - que as obras integram. Sejam da Antiguidade Tardia, ou Românico, Gótico, Renascentista, Barroco e os Revivalismos. E não podem dizer que não foram avisados..."

Quanto ao tom - talvez aparentemente irónico e jocoso? - parece-nos ser mesmo o único que faz sentido usar. Para também não nos desgastarmos demais, numa questão que já leva 20 anos e foi/tem sido escondida, sucessivamente, por Vítor Serrão, Maria João Baptista Neto e Fernando António Baptista Pereira **.

Nós não deixámos de aprofundar as questões - apesar dos seus boicotes -, e mesmo que não publicados, são vários os textos (provas) que muitos nos vão «agradecendo», e levando - sabe-se lá para onde...? - em sucessivas partilhas.

Como o que está aseguir é um desses (e podem ler aqui em francês). Ou traduzido para português (neste outro post, nos sublinhados a amarelo).

§ 5. – [333 B] “Les verges indiquent le pouvoir royal, la souveraineté, la rectitude avec laquelle elles mènent toutes choses à leur achèvement (…) les équipements de géomètres et d’architectes, leur pouvoir de fonder, d’édifier et d’achever et, en général tout ce qui concerne l’élévation spirituelle et la conversion providentielle de leurs subordonnées. Il arrive aussi parfois  que les instruments avec lesquels on les représente symbolise [333 C] les jugements de Dieu à l’égard des hommes, les uns représentant les corrections disciplinaires ou les châtiments mérités, les autres le secours divin dans les circonstances difficiles, la fin de la discipline ou le retour à l’ancien bonheur, ou encore le don de nouveaux bienfaits, petits ou grands, sensibles ou intellectuelles. En somme une intelligence perspicace ne saurait être embarrassé pour faire correspondre les signes visibles aux réalités invisibles.”      

Excerto que é proveniente de Oeuvres Complètes du Pseudo-Denys L’Aréopagite. Trad. Maurice de Gandillac, Éditions Montaigne, Paris 1943, p. 240.

Por fim lembra-se o pavimento de mosaico romano da Casa do Infante,  que mais directamente, nos remete - com menos sobressaltos - para os dois estilos cristãos: Românico e Gótico

~~~~~~~~~~~~~~

* Que pode um dia vir a ser uma área especifica da Iconografia

** Professores lisboetas, que se estão bem «marimbando» para o que possa estar em Conímbriga, ou em qualquer outro local do mundo...

Idem, pelos 20 anos já passados e pelos nossos apelos, vê-se como pouco ou nada lhes interessa o prestígio da Arquelogia ou Historiografia portuguesa

link do postPor primaluce, às 16:30  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Outubro 2022
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

blogs SAPO