Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
3.2.23

Uma das nossas imagens preferidas (*), de entre todas as que temos publicado é esta:

MalhaCredoAtanásio-2.jpg

Que, praticamente, terá significado o mesmo que esta outra, vinda do Liber Figurarum de Joachim de Flora

Liber_Figurarum_Libro_de_las_Figuras_Tabla_XIb_Có

É dificil prever se continuaremos sempre, a explicar, detalhadamente, o que aconteceu, lá atrás, no tempo e na História? Assim como na Geometria...

Mas ontem, de impulso, a propósito de Santo Agostinho e do seu De Trinitate, em que tanto meditou,  saiu - i. e.,  reagimos a um post de Joaquim de Azevedo - com o resumo seguinte:

 SobreSantoAgostinho-2.jpg

Resumo de ideias que, como nós próprios verificamos, estão cada vez mais depuradas, felizmente. Sem que nos tenha acontecido, o que alguns, ou muitos (?) desejariam... 

Por isso, óptimo, e thanks God !

Mas perdeu e perde, a Universidade e a História da Arte, entregue a professores glutões muito pouco produtivos, nada interessados em conhecer e aprofundar aquilo que diz respeito a todos (**).

Mary Carruthers, que me lembre, não chama Ideogramas às formas geométricas a que nos referimos; mas captou que, na sua essência - com mais ou menos elementos decorativos (outros, agregados), elas serviram para elevar os crentes cristãos, até Deus: eram imagens anagógicas.

Ou, como explica, para «ajudarem» numa "Contemplatio", que fez questão de designar em latim.

Borromini utilizou o ideograma de base triangular (equilátero) da primeira imagem, para uma das suas obras, como já se escreveu e podem ler - aqui. É o que chamamos Ideograma do Credo de Atanásio ***.

E também os Círculos Entrelaçados de Joachim de Flora foram muitissimo usados; embora, mais tarde - e porque são necessários 3 circulos para desenhar a oval - também a oval foi depois confundida com a elipse; que se passou a usar depois de Kepler «a ter descoberto», no traçado das órbitas dos planetas 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

(*) E da nossa autoria, por se tratar de uma malha que nunca vimos - enquanto padrão (mas apenas como elemento simples, num tecto de uma igreja de Borromini) 

(**) E depois expulsando da Universidade quem não os seguir ...

*** Imagem seguinte (já apresentada)

ARCO-CREDO-ATANÁSIO-3.jpg

 

link do postPor primaluce, às 13:30  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Fevereiro 2023
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28


tags

todas as tags

blogs SAPO