Conhecido como Portal do Transepto ou Portal Sul, aqui está uma imagem que já foi vista e descrita várias vezes, quem sabe se algumas dezenas (ou centenas?), mas, que conste, que o saibamos, nunca ninguém terá visto nela uma composição cujo desenho resulte da intersecção de três círculos:
Como é a imagem dos chamados Círculos de Venn.
(clic para legenda)
Primeiro, há que o dizer, Venn estava ainda muito longe de ter nascido, quando o portal foi desenhado, e a incluir, não os três círculos que desenharam visualmente o chamado Credo de Atanásio: um diagrama que Edward Norman já referiu, e exactamente a reconhecer-lhe uma certa importância para a configuração dos elementos estilísticos que integram a arquitectura antiga.
Mas, continua-se, no referido Mosteiro erguido em memória da Batalha de Aljubarrota, e de que Maria João Baptista Neto escreveu (na sua tese de Mestrado sobre James Murpy - que é interessantíssima), nesse mosteiro, no Portal do lado Sul está um outro diagrama, ou Ideograma, bem mais simples: conforme à ideia de Trindade que S. Tomás de Aquino defendeu.
Tal como Miguel Ângelo nós não temos "réguas nem compassos nos olhos..." (escreve Eduardo Corte-Real), mas vemos, levemente fechados - e talvez a exagerar o desenho, ou por razões construtivas? - vê-se uma intersecção de 3 círculos na composição do Portal.
Enfim, pergunta-se será ainda necessário continuarmos a escrever as primeiras luzes sobre este assunto, ou, haverá alguém "clean" (cuja mente seja mínima aberta e perceba a vantagem do aprofundamento de toda esta ideia) disposto a ajudar-nos a conseguir prosseguir já não num doutoramento que não interessa a ninguém e a Universidade portuguesa não quer nem merece protagonizar qualquer inovação; em suma, quem nos ajuda a ter condições para terminar um livro que está adiantadíssimo?
Um estudo que vem (re)colocar os estudos de História da Arte na relação entre Imagem e Teologia: a ICONOTEOLOGIA de que o Pe. Eugenio Marino escreveu**
~~~~~~~~~~~~~~
*Continua e continuará porque temos «material», e Venn é também relacionado com os rabiscos (doodles) que inconscientemete todos desenhamos pelas mais variadas razões; e que, por ser inconsciente, também em geral não os questionamos?
**E já várias vezes abordámos: procurem por esta via.
http://primaluce.blogs.sapo.pt/