Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
7.11.23

E partindo do titulo, sugerido por um escrito de Marcel Proust (ver em nota *), a propósito da Trindade de Masaccio, em Santa Maria Novella, pergunta-se: 

1. Porque está a Pomba, que representa o Espírito Santo, intercalada, e quase muito apertada, entre as cabeças de Cristo e a de Deus-Pai? Que ideia ou dogma justificou esta opção, que é, verdadeiramente, icono-teológica?

2. Que outros motivos, ou maiores inovações, tem/teve esta pintura, para ter ganho imensa fama e reputação?    

Masaccio,_trinità.jpg

(ampliar, ver aqui)

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* Escreveu Marcel Proust, e é bom que não se esqueça:

proust-disse.jpg(excerto vindo de Florence Les Grands Musées d'Art, por Maria S. de Salvia Baldini, Edizioni La Mandragora, Firenze, 1995

 

Sendo obrigatório reter (dizemos nós), porque todos tendemos a procurar nas obras, muito mais o belo sensível que o belo inteligivel. 

Embora, frequentemente, as obras de Arte, apesar de constituídas por imagens (só, e sem textos escritos), é à mente e às ideias que se destinam

link do postPor primaluce, às 17:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
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