E partindo do titulo, sugerido por um escrito de Marcel Proust (ver em nota *), a propósito da Trindade de Masaccio, em Santa Maria Novella, pergunta-se:
1. Porque está a Pomba, que representa o Espírito Santo, intercalada, e quase muito apertada, entre as cabeças de Cristo e a de Deus-Pai? Que ideia ou dogma justificou esta opção, que é, verdadeiramente, icono-teológica?
2. Que outros motivos, ou maiores inovações, tem/teve esta pintura, para ter ganho imensa fama e reputação?
(ampliar, ver aqui)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Escreveu Marcel Proust, e é bom que não se esqueça:
(excerto vindo de Florence Les Grands Musées d'Art, por Maria S. de Salvia Baldini, Edizioni La Mandragora, Firenze, 1995
Sendo obrigatório reter (dizemos nós), porque todos tendemos a procurar nas obras, muito mais o belo sensível que o belo inteligivel.
Embora, frequentemente, as obras de Arte, apesar de constituídas por imagens (só, e sem textos escritos), é à mente e às ideias que se destinam
link do postPor primaluce, às 17:00  comentar