Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
15.9.17

"Just don´t forget to look up" - leu-se por aí e logo nos lembrámos desta página num guia sobre Toledo*. 

 

tectostoledanos-d.jpg

 

São da cidade  de Espanha os tectos que a imagem reúne.

E a expressão em inglês que consta no legenda da imagem "A sky of vaulted ceilings" (e se traduz para "Um céu de tectos abobadados") sintetiza uma ideia quase natural (ou naturalista): pois na natureza quando se olha para cima é para o céu.

O mesmo céu que é azul, camada gasosa, frequentemente designada abóbada celeste: porque em cada lugar parece ser uma abóbada que está acima de nós.

Foi por aqui (certamente) que começou todo um caminho de sucessivas analogias, entre o céu, o universo e o divino, assim como a sua representação, presente na Arte e na Arquitectura Ocidental (cristã).

Muitas outras analogias foram feitas e André Grabar o grande (enorme! - dizemos nós) especialista de Iconografia refere a Ciência antiga como fornecedora de imagens que constam na Arte Cristã. Tendo chegado a referir-se aos “traçados circulares” da Cosmologia, ou órbitas dos planetas.

Os seus trabalhos são verdadeiramente admiráveis pelo rigor e forma exaustiva como percorreu, analisando, um sem número de imagens.  

 

~~~~~~~~~~~~~~

*Ver em Toledo - The Magic of Three Cultures, ed. Limite Visual guide books, Badajoz 1997.

 

 

 

 

link do postPor primaluce, às 13:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Setembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
16

17
18
20
21
22
23

24
25
26
27
29
30


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO