Prevendo já o lado mais positivo (que há-de existir, mas também realista) sobre o que ontem aconteceu em Paris, lembre-se numa visão actual, o que hoje são as catedrais:
«Les cathédrales se dressent au milieu du vain bruit de nos cités et sont comme des voix qui crient dans le désert» *
Como sabemos Notre-Dame de Paris tem sido uma das mais emblemáticas catedrais de França, e portanto, apesar do «esquecimento geral» que se constata, tem sido até um dos monumentos mais visitados em todo o mundo.
Como mostra o mapa abaixo, em França são imensas as igrejas e catedrais, todas elas matéria ou materialização de uma Cultura (não estamos a referir uma religião) , que praticamente já ardeu, numa combustão lenta...
E muito poucos têm querido saber das cinzas, ou dessas obras, deixando-as manterem-se como verdadeiras vozes "a gritar no deserto..."
De entre esses poucos sabemos da existência (e portanto para nós destaca-se) do Pe. Patrice Sicard - cónego e capelão de Notre-Dame – que é o autor de várias obras de divulgação de Arte e Arquitectura.
Com maior relevo, principalmente, para os estudos aprofundadíssimos que fez e onde explica como dois documentos escritos De Archa Noe e Libellus de Formatione Arche ** estiveram relacionados com a edificação e concretização das maiores igrejas e catedrais, não só de França, mas também de toda a Europa.
Igrejas e Catedrais, que, como ficou registado no século XII - primeiro por escrito e só depois foram edificadas (isto é materializando esses escritos - como acontece hoje num normal projecto de arquitectos) - , elas foram concebidas/pensadas por Hugo de S. Victor (da abadia de Saint-Victor e autor desses escritos) como Arcas da Sabedoria ***.



As duas páginas acima vêm de Hugues de Saint-Victor et son École, por Patrice Sicard, ed. Brepols, 1991, ver pp. 290 e 291. Em que a última página é um mapa que a FCT e os decisores dos seus «painéis científicos» deveriam conhecer.
Para não atropelarem ou desconhecerem os saberes do passado, e as suas correspondências para a actualidade. Já que os saberes de hoje, se filiam nos antigos (embora muitos não saibam como):
Ou, nem sequer o papel que tiveram as Escolas Catedrais na sua ampliação e divulgação
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Ver aqui
** Esses escritos foram um Tratado de Arquitectura, um Tratado de Teologia, um Tratado de Teologia e de Arquitectura (simultâneo)? Ou são duas obras separadas (embora articuladas entre si)? Ver também estes post já com alguns anos: https://iconoteologia.blogs.sapo.pt/os-tratados-da-arca-de-noe-de-hugo-de-87506
e https://iconoteologia.blogs.sapo.pt/ainda-em-torno-da-obra-de-hugo-de-s-44496
*** Como consta no título (em latim):
DE ARCHA NOE PRO ARCHA SAPIENTIE
CVM ARCHA ECCLESIE ET ARCHA MATRIS GRATIE
Sendo o respectivo autor (também designado em latim) HVGONIS DE SANCTO VICTORE
Hoje os espaços do Saber e da Cultura são outros:
Embora ainda se sirvam, e como já mostrámos, da iconografia medieval