As imagens de Deus sempre presentes, e neste caso de magna importância. Por ser um documento - Carta dirigida ao Papa - pelo não menos importante Henrique VIII.
Queria obter a anulação do casamento com a sua primeira mulher, para se casar com Ana Bolena - que foi depois a mãe da rainha Elizabeth I da Inglaterra.
Na minha interpretação, ou os selos suspensos e cosidos ao documento são todos «relativos» e do próprio rei, como sinal do seu Poder?
Ou, aparentemente, e o mais provável, os selos seriam dos 81 nobres que com ele assinam a Carta? Para assim reforçarem o pedido e a vontade, que corroboram, do seu rei?
Segundo a autora do post - que imediatamente nos fez reagir - trata-se de:
"Imagem da carta assinada por 81 nobres ingleses, enviada em 1530 Papa Clemente VII, com pedido de cancelar o casamento anterior do rei Henrique VIII, para que o mesmo pudesse casar com Ana Bolena."
E ao ver a proliferação de sêlos, em forma de Mandorla. escrevemos isto:
"Não sei de onde a fotografia vem, e a quem pertence. Em termos de sigilografia, os sêlos pendentes do documento são chamados «dupla ogiva» (*).
Eu chamo-lhes mandorlas. A forma presente em muitos tímpanos de igrejas romano-góticas, e mais tarde transformada em arco quebrado.
Sabemos que a designação vinda da área científica da sigilografia é a de quem não conhece a mandorla, nem as transformações que esta forma foi sofrendo: quer de ordem linguística, quer com base geométrica.
Assim como a sua presença em várias (inumeras, incontáveis) obras de arte, incluindo a arquitectura."