Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
2.1.15

É o caso das informações que se seguem, e que são a legenda de uma imagem composta propositadamente, e a integrar um presépio iconoteológico que podem ver completo em:  

http://fotos.sapo.pt/g_azevedocoutinho/fotos/pres-pio/?uid=47YgBZZYck8mHLrpZW0D

ou em http://primaluce.blogs.sapo.pt/santo-natal-225773.

Presépio-25.12.2014-QUADRIFÓLIOS

Pode clicar na imagem ou ler aqui sobre os Quadrifólios do Manto da Virgem:

"Em nossa opinião há dois tempos marcantes da Arquitectura Medieval, i. e., Românica e Gótica: Numa 1ª fase predomina a ideia de uma «estrutura» triangular, e numa 2ª fase predomina a ideia da «estrutura» quadrangular. Essa «estrutura» 'Ad Quadratum' - que foi muitíssimo discutida a propósito da Catedral de Milão - coincidiu com a maior importância dada à Virgem Mãe de Deus. É uma opinião nossa."

Mas que, antes de outros se apropriarem dela deveríamos/poderíamos fundamentar muito mais, com base em inúmeras leituras feitas, que vão desde Platão e Aristóteles a James Ackerman: ao muito que este autor trabalhou sobre as «Actas» das sucessivas intervenções feitas na Catedral de Milão ao longo de vários séculos. Poderíamos/deveríamos ter explicado, se o nosso Orientador tivesse assumido ser ele próprio o Plano B, que nos exigiu que tivessemos, quando o IADE entendeu bloquear o que ele próprio também chamou de Plano A.

Ora, é sabido, as mais importantes investigações não se fazem a descoberto. Não se expulsam os investigadores dos Centros de Estudos (caso da UNIDCOM) a pretexto de «nada».

Ou porque, quiçá, aos decisores não convinham estudos e descobertas relevantes, a mudarem o panorama das ideias basilares da Historiografia da Arte?   

Mas estamos em 2015: Ano Internacional da Luz.

A LUZ de Einstein, mas também a do Pseudo-Dionísio - o Areopagita

link do postPor primaluce, às 19:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Janeiro 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
24

25
26
27
28
29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO