Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
8.4.17

Inspirada em ideias alheias, muitas e variadas que vão por aí - sem se saber exactamente de onde vêm? -, gostávamos que a nossa presença aqui (redes sociais) fosse semelhante à de uma agência de propaganda.

Mas, feita em prol da verdadeira cultura: i. e., dedicada a um conhecimento mais rigoroso da arte antiga e tradicional. De um conhecimento como não se pratica em várias instituições de Ensino Superior; ou seja, não comprometido com os discursos oficiais do politicamente correcto:

Aparentemente, os únicos (discursos) aceites hoje em várias das Faculdades da UL, ou pelos painéis de avaliadores da FCT...

Interessa-nos portanto conhecer, mais aprofundadamente, a arquitectura antiga e tradicional da Europa (cristã); a arquitectura e a arte portuguesa, assim como várias das suas expressões que migraram mundo fora, e que hoje se encontram nas chamadas versões coloniais. Por exemplo nas Américas, seja no Norte (EUA), ou no Sul (Brasil).

Nas imagens seguintes, para reforçar e comprovar posts anteriores, dois extractos do Túmulo de Alcobaça a que nos temos referido.

 

arca-alcobaça.jpg

(legenda)

 

AlcobaçaTúmulo-Amêndoas.bmp

 

(legenda)

 

Fotografias vindas do estudo de J. Custódio Vieira da Silva, intitulado: O Panteão Régio do Mosteiro de Alcobaça, edição do Ministério da Cultura e IPPAR, Lisboa 2003. Ver páginas. 45-50.

Ver também em

 

link do postPor primaluce, às 00:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Abril 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO