Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
22.11.22

O Museu de Conímbriga - e faz muito bem - está numa campanha de auto-promoção, lembrando-nos a sua importância.

Não apenas a que tem a nível nacional, mas, já agora, e é da nossa responsabilidade o que se acrescenta, também a nível internacional.

Pois há-de ter repercussões, sendo da maior utilidade, como se insiste, o conhecimento da Iconografia mais antiga. Não descurando nós (pois sabemos disso) a existência de alguns sincretismos que existiram.

Mas aqui - e como sempre - interessa-nos sobretudo a génese, e depois as evoluções, principalmente da iconografia cristã.

A que veio a estar presente nos estilos arquitectónicos cristãos, a qual, em evolução permanente (desde os tempos mais antigos), não deixou de chegar aos tempos actuais*. 

A imagem seguinte pertence ao referido Museu, cuja designação actualizada e mais completa, pretende agora lembrar-nos que já existe há 60 anos.

Embora, como se pode perceber pela (nossa) composição, tendo trabalhado sobre ela: transformou-se o motivo num padrão, que, concretamente, até não sabemos se existe?

No entanto, sabemos de outros que são bastante semelhantes...

Museu-Conímbriga-JornalCoimbra-c.jpg

Mas isto (que não é tropelia, mas sim metodologia !) fez-se propositadamente, por 3 razões: 

1ª - Porque, verdadeiramente, e ao contrário do que é mais habitual, neste caso ainda não conseguimos compreender qual pode ter sido a associação feita entre os círculos? Que ideia - enquanto ideograma que se admite terá sido - quereria a imagem esquemática (acima) transmitir? 

2ª - Por nos lembrar o que escreveu André Grabar, sobre imagens que em sua opinião lembram "fórmulas estereoquímicas" **

3ª - Porque se quis aproximá-la da imagem que vem a seguir :

Átomos-Nanotecnologia-2.jpg

Imagem obtida aqui  e da qual a seguir ainda se diz ser proveniente do... 

"...Microscópio mais preciso do mundo / A nanotecnologia cravou mais um recorde digno do Guinness: o microscópio de resolução mais alta do mundo. / Com ele é possível visualizar com precisão estruturas medindo 0,39 ângstroms." ***

Acontece que ao reunirmos desenhos de pavimentos tardo-romanos, com padrões e imagens provenientes dos melhores microscópios do mundo, estamos a fazê-lo também, e mais uma vez, propositadamente:

Por sabermos que todas as imagens da Arte (antiga, tradicional e religiosa) foram criadas nos contextos científicos do seu próprio tempo. Contextos a que se dá agora, simplesmente, a designação de Pré-Ciência.

Átomos-Esteoquimicos.jpg

E acaba-se este post com uma junção que a Filosofia - como Amor à Sabedoria e ao Conhecimento - na actualidade permite concretizar :

Os átomos em vibração, sempre imparáveis (lado esquerdo) - que foram inventados por Leucippus e Democritus cerca de 2000 anos antes de poderem ser vistos de facto (com microscópios electrónicos). Postos a par, como está na imagem acima do lado direito, de concepções cosmológicas que estão, frequentemente patentes, na Arte da chamada Antiguidade Tardia.

E sobre o Atomismo - escreveu Jacqueline Russ, referindo-se ao contributo de Leucipo para o avanço da ciência antiga - "permitiu uma representação geométrica da realidade". Acrescentando:

"Belle avancée du materialisme antique, qui n' a pas fini de fasciner une longue postérité, désireuse d' expliquer les phénomènes naturels à partir d' autres phénomènes naturels"

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 

Como pudemos verificar, ao estudar Monserrate, assim como muitos do projectos e das obras que se fizeram desde os séculos XVIII-XIX, onde a Iconografia Cristã, num mundo que é cada vez mais laico, ainda não se «dissipou» totalmente. Porque, arquitectos e outros autores, não cessaram, ainda, de fazer remissões para alguns dos sinais antigos, cujo sentido (e significados) se vão conhecendo até agora...

** E do que escreveu sobre essas «fórmulas» que empregaram círculos das mais variadas maneiras, está aqui um excerto:

_Grabar-Les voies... p.334-b.jpg

*** Note-se que um ângstrom é um nanómetro a dividir por 10. Ou, dito de outra maneira

"Em milímetros, uma unidade muito usada para expressar pequenas coisas como as bitolas de fios de cobre, por exemplo, um nanômetro é: 1 nm =1 x 10 -6 milímetrosOu o que é igual, 1 nm é um milionésimo de milímetro."

link do postPor primaluce, às 14:30  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Novembro 2022
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
25
26

27
28
29
30


tags

todas as tags

blogs SAPO