Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
9.11.15

Sem tempo para podermos andar a olhar para tudo o que existe e a Arte Cristã criou, quando fazemos encontros (ou serão re-encontros?) eles são também depois emoções, e várias «descobertas» extraordinárias.

Por aqui (é um dos exemplos) sabemos como e porquê os polígonos regulares foram Ideogramas e em simultâneo Kala schemata.

Já no caso de "uma Anunciação" - que é perfeitamente medieval - repare-se na estrutura da sua imagem que está no mesmo sítio da internet: http://expositions.bnf.fr/fouquet/enimages/geometrie/feuille/ill5/4.htm

Porém - para nós nunca será de mais insistir nesta questão, estando sempre a bater na mesma tecla, e a ensinar - na base das «especulações» (geométricas) de quase toda a Arte Cristã e seus vocábulos visuais estão 2 únicas imagens.

 

A 1ª Imagem

Definição13-AntónioRodrigues.jpg

 

A 2ª Imagem

Argolas: como no Castro Guimarães-Cascais.jpg____________________________________

 

Acontece que todos os que sabemos um pouco de Geometria sabemos também que aquela a que chamamos 2ª Imagem, decorre, imediatamente (é só traçar mais um círculo) da 1ª Imagem.

Depois, também sabemos - de cor e salteado (sem precisar de pegar no compasso porque já o fizemos milhares de vezes na vida) - que basta unir os pontos notórios de qualquer uma das Imagens, para, por exemplo obter uma malha triangular (regular). Ou, outros variadíssimos padrões (apetece dizer milhares, mas nunca os contámos, não vamos contar e menos ainda mentir!) que integram a Arte Cristã.

E integram quer de uma forma directa e logo visível, ou que estão subjacentes aos arranjos pictóricos que a maioria das obras contém.  

E assim se chega a imagens que encontrámos, recentemente, em diferentes obras de Eduardo Nery (ou, já há mais tempo em inúmeros trabalhos de Nadir Afonso).

           1_182_001nery_w3imx1tfe3.jpgMalha--Triangular        

 

 (clic para legenda)

Perguntando-se: Estaremos ainda enganados? Ou havendo tempo - o tal, sabático, que o IADE tinha por obrigação, mais do que superior, moral, científica, legal, ter-nos concedido; com esse tempo não se chegaria à certeza, com conclusões devidamente retiradas*, de se ter compreendido a linguagem que está nas «formas historicistas» da Arte Europeia?

Não se entenderá assim, claramente, que os Críticos de Arte e os estudiosos da obra de Nery tenham referido uma "fase metafísica"? Ao reencontrarem, como nos acontece, a génese que vai para além de toda a física (e é de ordem espiritual) que está patente na Cultura Europeia? A tal que alguém** lembra ser optocêntrica, porque muitos dos seus conceitos nasceram em imagens (ópticas).

Naturalmente, de cada vez que se fazem mais «descobertas»  - "trouvailles" como estas, que são mínimas, ou só meras confirmações das nossas ideias - é impossível não ter raiva da ignorância que habita no IADE; e idem aspas, da ignorância que milita na FBAUL, instituições de um país de aldrabões onde a Justiça está MUITO longe de existir...

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*O mesmo tipo de conclusões que retirámos ao fazer o estudo do Palácio de Monserrate e que apesar da palavra Conclusões não estar lá (pois escreveu-se Síntese Final), acontece que apesar disso a inveja não foi pequena.

**Alguém que não tem poucas ou pequenas «culpas no cartório» (mas sim culpas enormes), para a situação vergonhosa que foi e se mantém criada?

link do postPor primaluce, às 00:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Novembro 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
18
20
21

22
23
24
25
27
28

29
30


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO