Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
19.9.21

Referimo-nos às imagens que se têm vindo a reunir, e que, como (nós) sabemos, em geral essas imagens se referiam a Deus. E mais ainda num contexto muitíssimo particular, como se evidencia neste post, hoje com imagens de Entrelaçados da Irlanda, e ainda um fresco de Rafael. Designado Disputa, o qual está no Vaticano na Stanza della Segnatura

Esses ideogramas - porque, e como se diz no credo cristão "Deus é Luz" - são frequentíssimos na arquitectura. Encontrando-se as referidas imagens (sinais, ideogramas, formas, motivos, ornamentos, vocábulos decorativos*) associados às janelas, e/ou às varandas, por onde a LUZ (de sentido divino) entrava.

Isto é, aos elementos construtivos que eram empregues nas edificações, enfaticamente, para a transmissão da ideia da divindade de Deus.

Voltamos portanto a algumas imagens do post anterior, embora na verdade venham também de um outro post, e de outros elementos - informação múltipla - , que se tem recolhido.

Porque o nosso objectivo é agora agregar mais alguns dos elementos e informação visual, que anda solta; mas que para nós faz todo o sentido, passem a estar menos dispersos e (bastante) mais juntos...  

LIVRO.RETRATOS-J.-A.FRANÇA-D.jpg

D.Sebastião-mnaa-EXCERTO-ampliado-B.jpg

IMG_20210808_185107-B.jpg

IMG_20210808_185107-C.jpg

Na verdade acontece, como se pode ver, que há aqui iconografia vinda de ferros forjados, e não apenas de uma, mas de duas varandas de Portalegre.

Acima são imagens de um edifício mais antigo (junto à Praça da República, concretamente na Rua Garrett/Antiga Rua do Mercado). 

Já no exemplo seguinte, igualmente muito interessante, um exemplo vindo do que também existe em Portalegre, que são casos de edifícios Estado Novo** (exemplo que se localiza perto do Hotel D. João III) 

detalhe-varandaESTADONOVO-PORTALEGRE-C.jpg

Segue-se uma Cruz Celta - onde os Entrelaçados desenham vários dos ideogramas que temos reunido nos nossos posts...

cruz-celta-com símbolos infinito-B.jpg

Estando abaixo a frente de um altar - que foi também preenchida com Entrelaçados - numa representação que, como acima se escreveu, se deve a Rafael Sanzio.

Disputa_del_Sacramento_(Rafael)-VATICANO-E.jpg

Note-se que Raffaello Santi - como consta em The Yale Dictionary of Art & Artists, por Erika Langmur e Norbert Lynton - viveu entre 1483 e 1520; onde também se menciona Giovanni Santi, seu pai, referido como pintor menor, mas culto, que em Urbino o terá influenciado, até 1494; data em que morreu. Alguns atribuem a Rafael e à influência paterna, muito culta que terá recebido, o emprego de "... 'a certa idea' a qual ele se empenhou em fazer justiça através da sua pintura."  ***

Disputa_del_Sacramento_(Rafael)-VATICANO-B.jpg

Segundo José-Augusto França o quadro de D. Sebastião (imagem na capa do livro), é atribuído a Cristóvão de Morais, encomendado em 1571. Ver em O Retrato na Arte Portuguesa, Livros Horizonte, 2ª edição, Lisboa, Abril 2010 (na p. 34).

E aqui, por fim, importa salientar que tudo o que temos reunido, relativamente à Iconografia deste quadro, é da nossa exclusiva responsabilidade (e autoria, obviamente). Já que, e como se podem informar, em geral no MNAA ninguém avança nada - qualquer informação (pequena que fosse!) - relativamente à sua composição; ou ao vocabulário ornamental escolhido pelo autor, para representar o rei

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* "Vocábulos decorativos" , por exemplo, já que são muitas as designações adoptadas...

**Alguns destes referidos por José Manuel Fernandes, em Português Suave, Arquitecturas do Estado Novo. 

***Algumas informações coincidem com as de https://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael; ver também em Rafael, por Christof Thoenes, ed. Taschen 2005.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

The expression'a certa idea' - we now say (14.10.2021) it may be considered a specific diagram/ideogram for a visual meaning intended to proclame

link do postPor primaluce, às 12:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Setembro 2021
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


tags

todas as tags

blogs SAPO