Queiramos ou não (?), como disse José Saramago e há registo disso*, estamos – "Os meus valores e tudo isso..." (foi assim que o disse) – “...estão empapados de Cristianismo”.
A expressão não é bonita, mas talvez também não seja propriamente feia? É uma realidade que todos constatamos, dizendo-o de diferentes maneiras...
Acontece que a partir desta constatação muitas outras mais são dedutíveis.
A UIA – União Internacional dos Arquitectos escolheu, para o ano de 2013, a relação Cultura-Arquitectura.
Naturalmente, quem conhece os propósitos dos blogs em que escrevemos – Primaluce e Iconoteologia – neste ponto já terá compreendido aonde queremos chegar:
À lembrança de que essa fortíssima relação Cultura-Arquitectura tem antecedentes: num tempo em que a humanidade não se concebia a si mesma sem Deus. Assim, a justificação que se pode ler em - http://www.hkia.net/UserFiles/Image/BExA/uia/CP_JMA_2013.pdf - para o aprofundamento e celebração da relação Cultura-Arquitectura, expressa nos seguintes termos:
“The ties that bind architecture and culture together are a constant subject of analysis and discussion, probably because both are such vibrant fields in and of themselves.”
Claro que a justificação existente na frase - "...ties that bind architecture and culture..." - está, sem dúvida, a incluir a Cultura. Mas, segundo nos parece, está a faltar-lhe o essencial: aquilo que muitas vezes é considerado diferenciador das várias culturas entre si? Esse algo essencial parece ser a religião (?), e quem escreveu o texto ainda não se apercebeu dessa caracterização, daquilo que talvez falte...
Há-de enconrá-la, se continuar a esforçar-se...?

*Em https://blogaiep.wordpress.com/tag/saramago/ pode-se ler: “A razão converte o ceticismo em retórica brilhante, quando contesta a existência de Deus, no lançamento do polêmico Caim, em 2009: “Os meus valores e tudo isso estão empapados de cristianismo. Às vezes dizem-me: ‘Por que é que você, que é ateu, se preocupa tanto com Deus, ou se ocupa dele tantas vezes?’ Porque Deus está aqui...”
http://primaluce.blogs.sapo.pt/119941.html
voltar a: http://primaluce.blogs.sapo.pt/