Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
28.8.13

Em posts anteriores, de Primaluce e Iconoteologia já fizemos referências, que serão sempre de elogio - pela relevância e oportunidade - ao site HPIP.ORG dedicado ao Património de influência portuguesa no mundo.

Dos nossos trabalhos de investigação têm saído informações que é impossível não compaginar com as que se encontram em www.hpip.org.

Porque temos produzido inúmeras imagens interpretativas dos diagramas (ou Ideogramas) que estiveram na base das formas e dos ornamentos escolhidos para as edificações: melhor dizendo, para as linguagens que a Arquitectura constitui.    

Assim, eis abaixo, nas suas linhas essenciais, a Iconografia que está patente nos vãos do Rés-do-chão e do Primeiro Andar do Palácio Menezes Bragança em Goa (da chamada antiga Índia portuguesa):

 
Nas nossas duas imagens estão o que foram (inicialmente) representações trinitárias do cristianismo, em que a posição relativa das Pessoas Divinas (frequentemente indicadas com círculos - como na imagem) obedecia às palavras e às proclamações feitas nos Símbolos da Fé.
Naturalmente que é necessária a devida atenção visual, e aqui há que reconhecer que na referida fachada consta o diagrama superior da imagem que desenhámos.
link do postPor primaluce, às 11:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Agosto 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO