Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
2.7.13

Há quem só valide as ideias das quais já leu alguma coisa. Em livros sobretudo, ou mais raramente em páginas de revistas e jornais; mas são os livros as suas principais fontes de informação:

Depois, sabem onde estão essas informações e citam-nas. 

Poucos se atreveriam, parece-nos (?), a ter ideias das quais nunca tivessem lido nada de muito concreto... Ou que, e esta pode ser uma constatação «algo perturbante», tendo já lido, isso foi há tanto tempo que não se lembram, e as ideias parecem pertencer-lhes (pois não se lembram de onde vêm).

No nosso caso, visto que já lá vão anos e anos de leituras inúmeras (e inumeráveis), nunca poderemos recordar, com total certeza, se sobre este, aquele e outro assunto, já alguma vez lemos alguma coisa? Francamente, nos últimos anos estamos a aperceber-nos deste fenómeno que se passa connosco.

E há tempos aconteceu ter encontrado, em inglês, uma frase (essencial) de Freud, que afinal já conhecíamos vinda de Totem et Taboo: de um livro que tínhamos comprado e lido em francês, ainda antes dos anos 80. Livro que, surpreendentemente, encontrámos numa estante (nossa) e onde também encontrámos vários sublinhados que só poderiam ter sido também nossos. 

Enfim imensa surpresa, pelo constatar que estávamos a reler assuntos que já nos tinham interessado, os quais - apesar de não o recordar nem um pouco - afinal já os tínhamos percorrido!   

Na página que se segue do Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, se alguma vez o lemos - antes de 2001 - isso terá acontecido em francês e nalguma biblioteca.

O nosso - cuja página relativa à palavra Amêndoa está bastante sublinhada - devemos tê-lo comprado já depois de 2004, com a decisão de continuar a aprofundar os temas que «descobrimos» no mestrado.

Quem ler todo o artigo, para além da imagem/extracto que agora se seleccionou, perceberá que não coincide com o significado que defendemos ter estado na imagem da Mandorla: o qual, primordialmente, terá sido o Filioque. Partícula que integra, e diferencia - de um modo muito específico* - a fé do Povo Godo. Que era um dos vários Povos Germânicos que se instalaram na Europa, em territórios do Antigo Império Romano.       

Este tema, que é vastíssimo (e que pode e deve ser muito mais investigado e trabalhado), leva-nos a pensar no Concílio de  Trento, e no reforço da Fé Católica, através da Contra-Reforma Romana.

Apetece perguntar se já alguém leu sobre ele? Ou ainda, se já alguém relacionou Sobrevivências e Revivalismos do Gótico - a perspectiva artística sob o enfoque da História da Arte - com os factos ocorridos, que hoje se separam e classificam como religiosos e políticos**?  

Verdade também, é que nas perguntas que vamos deixando aqui ou em Primaluce, em geral vamos adiantando respostas; mas isso, hoje não acontece...

 

*Ler em Jacques Le Goff sobre esta questão; assim como, na vida de Carlos Magno, o muito que contribuiu para a inserção dessa mesma partícula (a expressão Filioque), no Credo que era proclamado nas missas.   

**A separação e classificação de temas todos diferentes, faz com que, em geral, não se veja a integridade, total, que existiu entre Arte, Política e Religião. A nós parece-nos que o verdadeiro Conhecimento está demasiado pulverizado, contribuindo de um modo que é muito eficaz (melhor seria impossível!), sobretudo nas Ciências Humanas, para a destruição da própria Ciência.

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/52402.html

http://primaluce.blogs.sapo.pt/90534.html

http://www.ft.lisboa.ucp.pt/resources/Documentos/CEHR/Sem/SeminarioModerna/2013/CartazModerna2013.pdf

http://www.ft.lisboa.ucp.pt/resources/Documentos/CEHR/Sem/moderna/2013/2013.05.21_SemModernaApresentacao.pdf

voltar a

http://primaluce.blogs.sapo.pt/

link do postPor primaluce, às 10:30 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Julho 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

21
22
24
25
26
27

28
29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO