Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
20.4.13

Em zonas centrais da cidade de Londres e em alguns dos seus monumentos – sobretudo do século XIX, numa influência que durou (incontestada) quase até meados de 1880 – podem ver-se edifícios que são reuniões de formas vindas da arquitectura italiana, sobretudo de Veneza: vistos como Italianates.

Incluem Formas que inicialmente foram cristãs, não exactamente criadas, mas que posteriormente foram muito trabalhadas por alguns autores que se conhecem bem, como é o caso de Léon Battista Alberti. Mas também incluem outras formas ornamentais que não sabemos a quem as atribuir (serão talvez anónimas, e de origem francesa?) que estão em obras de Assis, Siena, Florença; muitas delas observadas e descritas por John Ruskin… Tratámos destas questões em Monserrate uma nova história, e em artigos posteriores*.

Acontece que há dias, ao ouvir uma entrevista no Canal Académie, recordámos a importância das Vedutas de Canaletto e de Guardi para a formação da colecção de George III de Inglaterra, e depois para a criação da National Gallery (assuntos abordados em Monserrate uma nova história). Mas também - e é este o ponto que agora se pretende enfatizar - para o «Design Arquitectónico» de algumas zonas da cidade de Londres**.

É interessantíssimo ver como tudo isto está ligado e como os designados Estilos Neomedievais – cujos ornamentos nasceram de «ideogramas de génese teológica» – antecederam a cultura contemporânea***: proliferando por exemplo em Londres, embora também os possamos ver, com grande frequência, em obras portuguesas.

E apesar de William Morris ser «dificilmente separável» de um A.W.N. Pugin, ou de John Ruskin. Ou ainda Frank Lloyd Wright, pontualmente, difícil é não o recordar a propósito da obra de Strawberry Hill… No entanto foi isto que a Historiografia nos deu, de um autor que é ainda muitíssimo considerado***.

Terá sido por isso que em 1976 Nikolaus Pevsner se dedicou, num trabalho imenso, às tipologias arquitectónicas?

(pergunta para um próximo post)

 

Imagem de: Arthur KUTCHER, Looking at London - Illustrated Walks Through a Changing City. Thames and Hudson, London 1978

~~~~~~~~~~~~~~

*Monserrate: O Estranho e Requintado Orientalismo do Palacete Neogótico, Artis nº 4, IHA, FLUL, Lisboa 2005. Ver pp. 367-381.

**Link para ouvir a entrevista: http://www.canalacademie.com/ida9610-Canaletto-Guardi-deux-maitres-de-Venise-au-XVIII-e-siecle.html?var_recherche=Guardi%20et%20cannaleto. Ver de Tristram Hunt - Building Jerusalem, The Rise and Fall of the Victorian City (2005)

***Nikolaus Pevsner http://www.dictionaryofarthistorians.org/pevsnern.htm

voltar a: http://primaluce.blogs.sapo.pt/

link do postPor primaluce, às 16:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Abril 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26
27

28
30


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO