Em zonas centrais da cidade de Londres e em alguns dos seus monumentos – sobretudo do século XIX, numa influência que durou (incontestada) quase até meados de 1880 – podem ver-se edifícios que são reuniões de formas vindas da arquitectura italiana, sobretudo de Veneza: vistos como Italianates.
Incluem Formas que inicialmente foram cristãs, não exactamente criadas, mas que posteriormente foram muito trabalhadas por alguns autores que se conhecem bem, como é o caso de Léon Battista Alberti. Mas também incluem outras formas ornamentais que não sabemos a quem as atribuir (serão talvez anónimas, e de origem francesa?) que estão em obras de Assis, Siena, Florença; muitas delas observadas e descritas por John Ruskin… Tratámos destas questões em Monserrate uma nova história, e em artigos posteriores*.
Acontece que há dias, ao ouvir uma entrevista no Canal Académie, recordámos a importância das Vedutas de Canaletto e de Guardi para a formação da colecção de George III de Inglaterra, e depois para a criação da National Gallery (assuntos abordados em Monserrate uma nova história). Mas também - e é este o ponto que agora se pretende enfatizar - para o «Design Arquitectónico» de algumas zonas da cidade de Londres**.
É interessantíssimo ver como tudo isto está ligado e como os designados Estilos Neomedievais – cujos ornamentos nasceram de «ideogramas de génese teológica» – antecederam a cultura contemporânea***: proliferando por exemplo em Londres, embora também os possamos ver, com grande frequência, em obras portuguesas.
E apesar de William Morris ser «dificilmente separável» de um A.W.N. Pugin, ou de John Ruskin. Ou ainda Frank Lloyd Wright, pontualmente, difícil é não o recordar a propósito da obra de Strawberry Hill… No entanto foi isto que a Historiografia nos deu, de um autor que é ainda muitíssimo considerado***.
Terá sido por isso que em 1976 Nikolaus Pevsner se dedicou, num trabalho imenso, às tipologias arquitectónicas?
(pergunta para um próximo post)
Imagem de: Arthur KUTCHER, Looking at London - Illustrated Walks Through a Changing City. Thames and Hudson, London 1978
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*Monserrate: O Estranho e Requintado Orientalismo do Palacete Neogótico, Artis nº 4, IHA, FLUL, Lisboa 2005. Ver pp. 367-381.
**Link para ouvir a entrevista: http://www.canalacademie.com/ida9610-Canaletto-Guardi-deux-maitres-de-Venise-au-XVIII-e-siecle.html?var_recherche=Guardi%20et%20cannaleto. Ver de Tristram Hunt - Building Jerusalem, The Rise and Fall of the Victorian City (2005)
***Nikolaus Pevsner http://www.dictionaryofarthistorians.org/pevsnern.htm
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