Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
15.4.13

Ao fazer o trabalho de Monserrate - concretamente as investigações que ainda em 2001 nos sugeriram que fizéssemos - muito cedo nos apercebemos da importância e variedade das representações do Espírito Santo*.

Não apenas a Pomba, mas outras representações de carácter anicónico (ou «não-naturalista»).

Investigações que traziam consigo evidências que alguns responsáveis pelos nossos estudos aceitaram de imediato; mas que outros, por incapacidades várias - incluindo falta de vontade e uma série de «desconhecimentos» - decidiram não aceitar.

Percebemos logo o Arco Quebrado e as Ogivas, tanto mais que, quase à porta, tínhamos as imagens seguintes, bastante falantes.

Agora acontece que recentemente, pudemos confirmar e encontrar outras imagens semelhantes, que só vêm corroborar aquilo que para nós são evidências desde 2002: a associação imediata (directa, e portanto interiorizada para alguns) entre as Ogivas - e outras formas do Estilo Gótico - com o Espírito Santo.    

 

(clic imagem - legenda)

Por isto dizemos que nos prendem o pé, a mão, e pior do que tudo a cabeça:

pois ninguém consegue escrever, e sobretudo arrumar ideias como as que é preciso organizar, numa envolvente que, propositadamente, tudo faz para pertubar e incomodar:

Já que são avanços que não querem ver! 

~~~~~~~~~~~~

*Em Monserrate - uma nova história ler a citação que fizemos de André Grabar, inclusivé sobre a representação do Filioque. A pintura do tecto da igreja de Santo António do Estoril é de Carlos Bonvalot, em 1929.

voltar a: http://primaluce.blogs.sapo.pt/

link do postPor primaluce, às 10:30 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Abril 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26
27

28
30


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO