Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
27.2.13

Construímos a descrição feita por João Pedro Xavier, quando diz que a Mandorla (Vesica Piscis) deu "...forma à nave de muitas basílicas, sobretudo medievais...". O que corresponde à imagem seguinte:

 

 
(clicar na imagem)
 

Informação que é coincidente com muitas outras a que temos chegado, e que, como é sabido - e demonstrado pelos estudos e publicações de Domingos Tavares - é altamente desejada por todos os que querem compreender a História da Arquitectura.

Daquilo a que chamamos Ideogramas (legíveis por quem conhece/conhecesse geometria), é facil perceber que outros vejam essas formas como mágicas. Acontece porém que a Igreja, e muitíssimo bem, sempre baniu a ideia de magia*.

Na linha do que se pode ler em textos recentes como são os de Bento XVI, as relações são explicadas dentro de uma lógica e pensamento tradicional; mostrando que houve todo um caminho (em geral muito racional), até chegar a determinada ideia ou proposição.

Ideias que se enquadram numa fé a que chamamos «de adultos»: i. e., compreensiva à luz da razão, da antropologia, etc.

Importando dizer que é acessível a todos, como a Arte Cristã.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Note-se que a ideia de Magia é até contrária à própria explicação da Obra de Arte: em nossa opinião essa Obra de Arte vive (ou revive sempre que a olhamos) de uma leitura compreensiva. 

E não tanto de mnemotécnicas como alguns autores defendem.

Ver também:

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/52402.html

http://primaluce.blogs.sapo.pt/139525.html,

um dos muitos posts já dedicados à Mandorla: talvez um dos mais importantes Ideogramas do Catolicismo?

voltar a: http://primaluce.blogs.sapo.pt/

link do postPor primaluce, às 00:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Fevereiro 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

25
26
28


tags

todas as tags

blogs SAPO