Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
21.11.12

Que são:

1. Metodologicamente como chegámos ao assunto das Origens do Gótico: o que, graças a Deus, devemos a Maria João Neto*.

2. As condições para escrever a Tese (doutoramento), acabar a sua Redacção e adquirir o Grau: porque é que não foram dadas? Já que se trata de compilar notas e desenhos, relativos à produção de imagens que integram e estão na origem dos Estilos Arquitectónicos** (e portanto de um período de tempo que é muito vasto).

E como se estas razões não fossem fortes - já que a Origem de todos os Estilos Arquitectónicos interessa às melhores Universidades (do mundo!); depois, no universo da arquitectura, que conhecemos (e é algo diferente do da história da arte), aí existe um Senhor chamado Christopher Alexander:

Alguém que se questiona sobre o que há de natural e de natureza, nas inúmeras obras que observa, e sobre as quais, há anos vai reflectindo: curioso e imparavelmente, persegue em busca daquilo que são motivos para a Beleza que vê nessas mesmas obras.

Uma questão que é essencial, e que, parte da resposta também julgamos ter, na medida em que os estilos foram/são uma linguagem 

 

 
(clic para ampliar e legenda)

 *Acima a imagem/prova de que as Origens do Gótico não era um assunto nosso. Porém, dado como foi, agradece-se muito! Pois deu-nos também outra perspectiva de vida. E se neste momento há algumas agruras, hão-de se superar, porque - "Quem não deve não teme" 

**Tal como também Fernando António Baptista Pereira ao definir os nossos estudos, contribuiu para a sua ampliação:"Origens, Significado e Evolução dos Estilos Artísticos – Evolução dos Conceitos nos seus Contextos Culturais desde a Antiguidade até ao Mundo Moderno" (Ver http://ifh.fba.ul.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=27&Itemid=49)

Ver ainda:

http://primaluce.blogs.sapo.pt/125960.html

link do postPor primaluce, às 11:30 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Novembro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
16

19
20
22
24

25
26
28
29
30


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO