Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
7.11.12

... que foi completa (melhor, talvez até completíssima?). Com uma vertente prática cuja origem está lá atrás, mas no nosso tempo de vida, também na experiência profissional desenvolvida ao longo de três-quatro décadas.

A mesma que nos permitiu identificar/desenhar as formas iconográficas que estão em Vitrais, em Manuscritos, esculpidas em Pedras, algumas de Arcas Tumulares, na Arquitectura, etc.

E agora, já não exactamente com os mesmos sentidos, está/estará na Biblioteca de Birmingham (que inaugura no próximo ano).

Iconografia que embora surgida na Alta-Idade Média, chegou ao tempo de Isabel I - que teve vestidos com estes padrões. Depois chegou ao Neogótico, e ao mesmo tempo aos decorativimos que Owen Jones (considerado o primeiro grande Designer) recolheu e estudou. 

Está soberba nalguns dos seus livros!

 

Sem outro texto fica a imagem que recriámos - haveria muito mais a dizer... - mas em Iconoteologia é ainda Hugo de S. Victor que nos interessa (mais).   

http://www.birmingham.gov.uk/libraryofbirmingham

http://primaluce.blogs.sapo.pt/121774.html

link do postPor primaluce, às 00:30 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Novembro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
16

19
20
22
24

25
26
28
29
30


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO