Nos nossos dias as Ciências têm Corpus muito específicos, de tal maneira que até nós, nos dois blogs em que vamos escrevendo e que vamos produzindo, também reconhecemos que entre os dois, por vezes, parece não haver distinções.
Parece que Primaluce - que entendemos dedicar a muitos e vários temas, como consta no perfil - é o mesmo que ICONOTEOLOGIA. Mas não é, e não foi essa a intenção inicial... Mas vamo-nos perdendo, porque há distinções (científicas e metodológicas) que se fazem na actualidade, as quais são extremamente difíceis de manter quando se olha para o passado.
Aqui, Iconoteologia pretende ser mais restrito: ir mostrando como as imagens - desde um simples Diagrama, a uma obra de Pintura ou de Arquitectura - se foram produzindo de acordo com a Teologia Cristã.
Hoje queremos insistir numa ideia, já apresentada: só com bons conhecimentos de Geometria se podem compreender vários Ideogramas, assim como as formas arquitectónicas que posteriormente geraram:
Mais, só com conhecimentos de Geometria, se percebem as transformações impostas aos Ideogramas medievais, que por sua vez estão na base da Arquitectura Barroca.
Poderíamos indicar bibliografia, mas preferimos remeter para um Ideograma que está patente num Vão Bífore do Mosteiro dos Jerónimos: imagem que é a mesma que Guarino Guarini usou em Turim, no lanternim da Igreja de S. Lorenzo*.
~~~~~~~~
*Ver em Monserrate, uma nova história, figs. 112, 113 e 114, pp. 272 e 273.
Ler em pp. 37, 38,69. Para Antonio Bonet Correa, Caramuel Lobkowitz influenciou Guarini, e dele escreveu: "...El pensamiento arquitectónico de Caramuel asombra hoy por su modernidad. Su formulación de que «Architectura, Philosofía Moral Y Theulogia» son las tres Gracias Escolásticas, que se dan las manos, supone un concepto integrador de la arquitectura a las actividades humanas más primordiales...". Ler op. cit., p. 165, a nota nº 78.