A maior parte das vezes os caricaturistas estão certos.
Alguém os ensina? Especificamente? São mais perspicazes? Observadores? Porque será que a maioria das vezes acertam nas imagens que escolhem?
A esfera armilar é, originalmente, «Iconoteologia»: ou seja o resultado de uma Iconografia que nasceu na Teologia; neste caso associada a um Poder de características Teocráticas.
Sendo importante acrescentar, usando as mesmas palavras que ontem ouvimos a Adriano Moreira (Sic Notícias) que o Ensino Superior, como neste tema particular é o caso da imagética, pode ser uma questão de soberania nacional.
Há anos temos mais este peso sobre os ombros: pois sabemos que se tratam de matérias que são também de âmbito e interesse nacional - já que o conhecimento da génese e evolução dos símbolos nacionais, que aparentemente são transformações abstractas - deveria interessar aos governantes. Como também interessaria cumprir os acordos internacionais em matéria de investigação, já que estão escritos, e neste exemplo prova-se a interdisciplinaridade, imensa, de certos assuntos. E prova-se que a especialização excessiva do Ensino Superior, conduz a enormes contra-sensos.
Já demos conta desta preocupação ao MEC, mas é «chover no molhado»...
Voltando à perspicácia do cartoonista, ver em:
http://desporto.sapo.pt/multimedia/fotos/cartoon/?id=C0niCM2yLqZRv1oozsZmf#BaIzqNYjMZ2cz4nQbGijf
Amanhã novas perspectivas do mesmo tema
