Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
11.7.12

Quando há dias se referiram os desenhos das saias típicas da Nazaré*, procurámos ilustrar o assunto mas não re-encontrámos alguns materiais que já conhecemos.

No nosso trabalho dedicado a Monserrate está lá a expressão «indumentária visual», que se percebe esteve na arquitectura, mas também em muito mais Artes.

Referimo-nos à Iconografia da Arquitectura, que nasceu «iconoteologicamente» (se o advérbio se pode usar?), e passou aos trajes de reis, princípes e nobres; e depois ainda aos trajes do povo. Passou também ao mobiliário e à decoração, que tinham propósitos linguísticos de sinalização, como é uma constante na Arte Religiosa, que se estendeu às mais variadas áreas e actividades**. 

Tudo isto é agora considerado matéria da Antropologia, sendo analisada sob diferentes perspectivas: no caso seguinte pelos especialistas da Cerâmica.

Enfim, os arcos, círculos, ou anéis que traduziram uma certa ideia da Trindade Cristã, chegaram aos «investigadores ceramistas» através do vestuário tradicional, e não da Arquitectura. Onde persistiram até ao século XIX-XX, e estão muito visíveis.

  

 

 

Ver imagem e informações recolhidas no Catálogo da Colecção António Capucho, Palácio do Correio Velho, Maio 2009.  

~~~~~~~~~~~~~

* Ver em http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/32238.html

**Como ontem referido, não havia as compartimentações e especializações da actualidade.

link do postPor primaluce, às 23:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Julho 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO