Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
9.7.12

O nosso método de compreensão das imagens e a possível descoberta de relações, parecenças ou a possibilidade de geometricamente alguns desenhos terem a mesma raiz, está mais ou menos presente na sequência dos quatro últimos posts. Ver e comparar

Embora haja casos em que temos ido muito mais longe, ao «construir desenhos» com relações que antes não tínhamos visto, e que depois de desenhadas percebe-se como na prática funcionou: dando forma, não apenas a detalhes decorativos, mas à Planta Geral do Espaço, aos Alçados, ou até ao que está em Corte. 

Aliás, é a estes níveis que a questão se torna mais abstracta - não para arquitectos, mas para Historiadores de Arte - que, ao sentirem-se «a perder o pé» (só pode ser? - como se tivessem que ter a única e a última palavra!), trocam as voltas ao tema, e nosso caso chamam-nos Geómetras*.

Esquecem-se que todos somos um pouco historiadores, topógrafos, sociólogos, engenheiros, dactilógrafos, etc...!

Muitas profissões são plurais, só o Ensino Superior de hoje compartimentou tudo, vendo apenas unicidade e monotematismos, no que sempre foi rico e plural**!

 

 

Hoje sabemos que os quadrados que estão no desenho acima (a azul), serão porventura os mesmos que estão numa das saias - com a barra aos quadrados - do traje típico das Mulheres da Nazaré

~~~~~~~~~~~~~

*É difícil não sentir a dificuldade de alguns Professores Doutores, que, nas Universidades ao terem que avalizar os conhecimentos dos seus doutorandos (que podem ser arquitectos), se sintam totalmente ultrapassados. E em vez de apoiarem a compreensão da riqueza, muito plural, das obras, insistem em perspectivas limitadas, e não plurais!

**Pluralidade que está na base da «Polissemia Medieval», ou, como quem diz, de toda a Arte do Ocidente (não só visual também Retórica, Literatura), já que esta característica específica só caiu em desuso perto do século XVIII. 

http://primaluce.blogs.sapo.pt/

link do postPor primaluce, às 23:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Julho 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO