Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
5.7.12

O "nonsense", ou disparate total, a falta de pragmatismo e tantas outras faltas (que nem apetece nomear) têm feito com que não tenhamos condições para nos sentarmos muitas dezenas de horas (ou até talvez várias centenas de horas?) a arrumar as cerca de 350 a 550 páginas de materiais novos, nunca assim articulados em História da Arte.

São materiais do nosso doutoramento que mereceriam uma equipa, e não uma única pessoa, já que ligamos Teologia e Arquitectura, como apenas alguns, muito poucos, têm feito. 

Por não dispormos das condições que são necessárias, e porque é fortíssima a atracção de outros temas, temo-nos virado para as novidades que as nossas novas perspectivas nos deixam entrever. 

E entre essas novas perspectivas está a forma como no século XIX a religião e a teologia perderam força, entrando na arquitectura outros modelos, inclusive não europeus. Depois os programas alargaram-se, deixando de haver apenas palácios reais e edificios governamentais ou igrejas, em que os ideogramas da arquitectura cristã eram a «primeira e principal receita» nas opções iconográficas.   

Um pouco disto já ficou em Monserrate, uma nova história, percebendo-se que a arquitectura victorian foi também a expressão do Império Inglês, então muito «globalizante».      

Em Wood Green, no Norte de Londres, já visitámos o Alexandra Palace. Vamos procurar fotografias nossas (talvez existam?), deixando hoje uma foto de site inglês e links para que conheçam esse «Palácio do Povo» no qual trabalhou Owen Jones, um dos primeiros grandes Designers.

 

http://www.victorianweb.org/art/architecture/johnson/2.html 

 http://www.alexandrapalace.com/about-us/our-history/

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/29757.html

http://primaluce.blogs.sapo.pt/

link do postPor primaluce, às 23:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Julho 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO