Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
24.5.12

Parece e é, pois prolifera por aí, no entanto tem milhares de anos!

 

Referimo-nos aos Losangos da porta, que, quando o designado Estilo Gótico «se esgotou» - deixando de se empregar a Mandorla inicial (e depois o Arco Quebrado) - por essa época, talvez um período dilatado ao longo de 200 anos e não instantâneo como alguns costumam dizer. Na transição que se foi fazendo para o Classicismo foi-se assistindo à proliferação dos Losangos, com o objectivo de substituir o Arco Quebrado e as Mandorlas.

Neste último caso usamos o plural, pois relativamente a Mandorlas, há várias, dependendo da forma como os círculos-base dos Ideogramas, se entrecruzaram.

Dentro daquilo que, apenas e muito estritamente, já está publicado, da nossa investigação resultante da tese de mestrado, vamos continuar a divulgar o que várias instituições tudo fazem para continuar a escamotear.

Eis então a banalidade que é o emprego do Losango - como nas obras de Cister, que se espalharam pelo território europeu, exactamente nos vãos - nas portas e nas entradas de LUZ.

Aqui numa Rua do Conc. de Cascais que é para nós um manancial iconográfico, como já se explicou...

Ver também:

http://primaluce.blogs.sapo.pt/

link do postPor primaluce, às 22:30 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Maio 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9





tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO