Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
19.5.12

À pergunta respondemos: preferimos Ideogramas. Porque eram imagens tradutoras de ideias, que eram afins, ou estavam em total afinidade e sintonia com o Símbolo da Fé (cristão/católico). Tal como esse Símbolo é um articulado que se exprime em palavras, também as obras da Igreja, dos nobres, do povo e para o povo, todas elas deveriam lembrar Deus, do qual emanava não apenas o Poder, mas também o Bem, em todos os sentidos.

Na imagem seguinte o interior de um espaço do Palácio Ducal de Urbino. Nela constam vários Ideogramas, exactamente para realizarem o que acabámos de descrever. Vejam em Iconoteologia e Primaluce, onde nos temos referido às formas incluídas no desenho:

 

Abaixo está a explicação mais completa (trata-se talvez do studiolo dedicado ao Espírito Santo?). Desenho provém do livro de André Chastel - L'Art Italien, Flammarion, Paris 2004, p. 199.   

 

 

*Temos dito que este trabalho interessa a várias disciplinas: da Antropologia à Psicologia, da Teologia à História da Arte. Haver uma vintena de pessoas que beneficiam do nosso silenciamento é algo que sai muito caro. Não apenas ao Ensino Superior de Portugal, mas a um grupo muito grande de países onde se faz investigação a sério... Onde os investigadores não se descartam, porque fizeram uma importante descoberta, considerada inconveniente para os instalados!  

link do postPor primaluce, às 18:00 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Maio 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9





tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO