Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
30.3.17

Surgiu Primaluce, porque Fiatlux já existia: era essa primeira designação a pretendida. Fazer luz sobre um assunto que tem sido visto como Esotérico, embora quem assim o viu também não tenha todos os elementos que justifiquem essa designação, ou epíteto atribuído.

Assim adaptámo-nos ao nome com a maior facilidade, e depois disso temos avançado, sempre a querer ensinar e a querer ajudar a que se faça luz - as Primeiras Luzes - sobre um assunto que tem estado tão obscurecido.

Foi no Dicionário de Arquitectura de James S. Curl que pela primeira vez encontrámos os dois círculos (completos) que se intersectavam e formavam a Mandorla.

Essa imagem correspondia ao que a nossa Orientadora nos tinha referido (há 15 anos), mas apenas pela metade. Maria João Baptista Neto, desconhecedora de Geometria, não lhe podia ocorrer que um meio-círculo em geometria é apenas um extracto do círculo todo que assim é, automaticamente, aludido.

É que basta um pequeno arco (de círculo) para automaticamente se estar a mencionar a imagem toda: Pois são as suas propriedades que importam e não apenas aquilo que se vê...      Logo depois, mera sorte e coincidência, apareceu-nos um desenho do túmulo de Egas Moniz, com muito mais destaque e precisão do que a fotografia seguinte.

TumEgasMoniz-FotoBol. DGEMN.JPG

Vinda do Boletim da DGEMN onde a questão do túmulo e a história das alterações da Igreja de Paço de Sousa foi abordada.  

 

Guardar

link do postPor primaluce, às 00:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Março 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29
31


tags

todas as tags

blogs SAPO