Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
22.7.15

Claro que quando nos apercebemos disto - que as formas que alguns (raríssimos) autores viram como invariantes e que persistem em inúmeras obras de arte - sendo empregues do século III-IV ao XIV-XV; claro que isso faz por cair por terra muitas das fantasias a que os historiadores de arte se têm dedicado. 

Ou até, deve-se dizer, «elevado à centésima potência do absolutamente ridículo». Tal a quantidade de teorias que inventaram e lhes associaram...

Se os tempos medievais foram prolixos em associações que hoje se acham infantis e inconcebíveis (ver algumas linhas de M.-D. Chenu), muitas das fantasias bacocas dos historiadores de arte não lhes ficam nem um só milímetro atrás:

Com enormes diferenças - vão em sentidos diferentes, são lógicas que não estão imbuídas da imensa (excessiva?) religiosidade das mentalidades que caracterizaram a Idade Media.

Os historiadores não percebem que as imagens a que chamam Arte acima de tudo foram uma Teologia da Imagem, a razão porque lhes chamamos ICONOTEOLOGIA?

E como essas imagens desenhadas, verdadeiras caligrafias foram tornadas tridimensionais?

coupoles-Périgord.jpg

 

*http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/57184.html

 

E agora acrescenta-se:

Quem escreveu este post, e outros, fê-lo por ter tido a noção, várias vezes, quando estava a desenhar as imagens (ou as Invariantes designação de outros) a que chama IDEOGRAMAS, que essas imagens poderiam ser - e em imensos casos foram-no - a planta arquitectónica dos edifícios.

E claro que não é só o que passa com as igrejas com cúpulas do Périgord, mas também, desde muito mais atrás com inúmeros casos: por exemplo também com a que foi a igreja designada como Hagia Sophia de Constantinopla.

Assim, deveriam ser as mudanças de modelo ou de IDEOGRAMAS e os respectivos significados que deveriam interessar mais aos historiadores de arte...

link do postPor primaluce, às 11:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Julho 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
23
24
25

26
27
28
29
30
31


tags

todas as tags

blogs SAPO