Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
23.10.17

Pesquisa 1 - A resposta da Google veio repleta de imagens, e de entre as primeiras, a grande maioria fomos nós que as produzimos ou as «postámos».

 

Pesquisa 2Feita pelo Sapo em que um dos primeiros links encaminha os leitores para os trabalhos do Pe. Eugenio Marino, inventor da palavra - Iconoteologia - que decidimos imediatamente adoptar.

Por ser fantástica ao traduzir - com tão poucos ingredientes - o que foi a Arte do Ocidente Europeu. 

 

Pesquisa 3 - Feita pelo Yahoo, com a palavra em inglês : ICONOTHEOLOGY. Mais uma vez são nossas quase todas as imagens.

 

Pode-se perguntar qual é (ou foi) a razão para esta insistência? Porquê querer elevar, o mais alto possível, a palavra inventada por Eugenio Marino?

Mas a resposta é tão fácil e simples:

Desde que lemos um texto seu, ou de alguém que alertava para o uso desta noção, percebemos que a palavra seria a melhor forma de resumir a característica essencial que está na base da Cultura e depois da Arte Ocidental. Tendo inclusivamente sido exportada para os «novos mundos» e hoje aparece com a designação de Arte Colonial

Enfim, se um dos documentos que surge na resposta à pesquisa já refere uma Leitura Iconoteológica , é porque sem dúvida a palavra e o sentido que lhe está associado já vingou.

claustro-SÉ-PORTALEGRE-7.jpg

 

 Porque queremos divulgar, neste caso o emprego da Elipse na Arquitectura, acima Cartaz afixado num porta, da R. do Comércio em Portalegre.

Note-se que a imagem do cartaz usa a fotografia de um óculo elíptico (do Claustro da Sé), dentro do qual se vêem 3 tramos do referido Claustro. 

link do postPor primaluce, às 00:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Outubro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

blogs SAPO