Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
18.6.15

E, curiosamente, deparámo-nos de imediato com as referências a um Código Geométrico de que escreveu Reichensperger no século XIX.

Michael Lewis que se debruçou sobre os estudos desse investigador alemão transmitiu a ideia de ter existido um "código modular"*. Ora em 2004, como escrevemos (ver Síntese Final no trabalho sobre Monserrate) essa questão não se nos colocou. Mas hoje, em que já sabemos muito mais, e estamos mais alertados para toda esta temática podemos acrescentar que sim, que, definitivamente esse código modular existiu.

No entanto, repare-se que não é uma medida, é um rectângulo, é por exemplo a proporção entre os seus dois lados.

Se quiserem podem exprimir esse código modular num ângulo, como mostram algumas das imagens seguintes:

FigsGeométricas-básicas-para-historiadores.png

(clic para legenda)

 

As figs. 1, 2, 3, 4 e nº 6 são generalistas, exemplos do muito que se pode desenhar. Particularmente na fig. 5 o rectângulo (que não está desenhado) - ADEB é muito eloquente. As suas diagonais AE e BD são por exemplo o referido Código Geométrico que com imensa frequência foi aplicado em tectos, como é o caso das Ogivas, que, simultaneamente, foram também elementos estruturais ou de suporte da Igreja Cristã.

E nessa síntese que se fez, entre uma imagem e a função estrutural de que passou a estar investida, conseguiu-se exprimir a ideia de um Deus que suporta a sua Assembleia de Fiéis: i. e., a sua Igreja. 

Enfim, e concluindo, note-se que de muitas outras formas (diferentes desta) já escrevemos sobre este código modular**.

Ainda na imagem acima as figuras de 8 a 14 tentam explicar continuadamente como a partir do círculo - dividido em 3 partes iguais - nascem triângulos equiláteros; depois pela junção das bases os losangos que corresponderam à mandorla rectificada, e por fim na fig. 14 como pode ser a criação de uma barra decorativa, ou imagem enfática,significante e afirmativa de uma ideia da Trindade.

Se nos exprimíssemos geométrica ou matematicamente deveríamos dizer que o referido Código Modular é a razão entre a soma dos dois apotegmas (ou apótemas) de um hexágono, a dividir pelo lado desse mesmo hexágono.

Mas fazendo o caminho pela Trigonometria - conhecimentos que poderiam ser úteis aos Historiadores de Arte - esse valor é: 2 X sen 60º = 1,73205

 ~~~~~~~~~~~~~~

*http://www.amazon.com/Politics-German-Gothic-Revival-Reichensperger/dp/0262121778

**Ver a Cruz em Aspa que o pintor Nuno Gonçalves empregou numa das suas obras de que apenas sobra(m) alguma(s) tábua(s).

link do postPor primaluce, às 14:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Junho 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19
20

21
23
24
25
26
27

28
29
30


tags

todas as tags

blogs SAPO