Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
26.1.17

O que é bom, para assuntos hiper-interessantes como é este post.

Vêm do outro lado do Atlântico ou de França, como aliás faz todo o sentido, um grande número desses visitantes. E neste tempo que é de mentira, como há muito temos avisado (mesmo que lhe chamem "de pós-verdade"...) claro que vem ao de cima a tendência que tínhamos para leituras que não seriam as mais normais para um adolescente ou já adulto.

A combinação entre Religião* e a Governação da Polis, é o que mais está presente, e configurou as principais obras - monumentos e memoriais - do que hoje se designa nos vocábulos História da Arquitectura.  

E assim se justifica - por toda a distopia** que já pairava no ar, e agora se aviva, tornando mais claros os vícios e as mentiras que temos denunciado; justifica-se portanto a intercomunicação em curso, visto que as partes integram o todo.

De facto, e por muito que tenhamos posto (e continuemos a pôr) a tónica na Teologia Cristã, eram os instalados no Poder, para dirigirem as massas, os que mais precisavam da linguagem visual que apunham na arquitectura

~~~~~~~~~~~~

*Por isso a designação - ICONOTEOLOGIA

**O oposto da UTOPIA: é uma regressão, civilizacional, aparentemente propositada?

link do postPor primaluce, às 10:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Janeiro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

23
24
25
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

blogs SAPO