Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
6.6.15

... pelo menos para nós.

No post anterior um link ligava-o a uma colecção de Mandorlas que a Google resolveu juntar. Algumas dessas imagens fomos nós que as produzimos, ou apenas reproduzimos.

De todas a que mais nos impressiona, toca ou fascina é a que está a seguir.

Achamo-la linda, mas sobretudo prova que algures, alguém, quem compôs a imagem seguinte ainda sabe o significado dessa imagem. Pois esta reunião que fez é a melhor prova desse conhecimento.

IMAGENS DO PARACLETO.jpg

Imagem proveniente de:

Mas sobre Amêndoas e Mandorlas - que não haja dúvidas - que somos nós que estamos e vamos continuar a divulgar esta ideia*: Que a Mandorla - desde muito cedo na História do Cristianismo foi um Ideograma tradutor do Espírito Santo, (por)que provinha em simultâneo do Pai e do Filho: cada pessoa (ou hipostase) representada por um círculo.  

Mas, imagens para Google, temos muitas mais, já que apenas essa instituição parece conhecer a importância de se dar algum valor ao Conhecimento?

PÁSCOA-2014:Relações(ditas)Simbólicas

 

(clic para legenda)

Veja outras reuniões de imagens que fizemos, e que devem ser acrescentadas às colecções da Google, como supomos?

*Contrariando aliás a atitude (ou «a postura completamente anti-científica») que o IADE e a Universidade de Lisboa decidiram adoptar face ao que descobrimos...

link do postPor primaluce, às 16:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Junho 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19
20

21
23
24
25
26
27

28
29
30


tags

todas as tags

blogs SAPO