Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
6.1.15

O Padrão que entendemos aplicar nas vestes de José.

Porque é assim normalmente representado? Nada disso, mas pela simples razão da Bíblia o apresentar como um Homem Bom.

Ora aquilo que se vê na Iconografia Cristã - não com uma enorme frequência mas para quem está atento algumas vezes - é que também se usava a Aura Quadrada, exactamente para aludir aos mais correctos e aos homens bons, que se diferenciavam dos que eram considerados Santos e integrantes de uma Corte Celestial. E estes, as pessoas desta «Corte» tinham/representavam-se com Auras Circulares: como são aliás as figuras que vemos no Céu, pois as estrelas e astros, são pontos ou círculos - é isso que vemos geralmente.

Por tudo isto, sendo José um Santo, desenhámos a aura circular - como aliás é normalmente representado - mas aplicámos os quadrados, como ornamento no seu traje.

Poderão dizer que é uma arbitrariedade? Ainda bem, claro que sim, porque a criação, mais ou menos hábil (?) - e com o objectivo de ser rápida a representar (ou a fazer aparecer ideias correspondentes) na mente de quem vê as imagens; essa criação/composição que consideramos artística, sempre foi feita de primeiros passos.

Mas, de acordo com alguma lógica que de início e aparentemente terá sido arbitrária..., porém, com o passar do tempo esse modo de representação foi-se consolidando.

AuraQuadrada-livroSímbolos.jpgA imagem acima já a apresentámos há tempos, Na seguinte está um excerto do nosso Presépio Iconoteológico, onde, como se escreveu, o quadrado «veste» S. José.

Presépio-25.12.2014-O QUADRADO

E o quadrado significava a terra, como consta na legenda de cima, e estamos de acordo.

 http://primaluce.blogs.sapo.pt/

 

 

link do postPor primaluce, às 10:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Janeiro 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
24

25
26
27
28
29
30
31


tags

todas as tags

blogs SAPO