Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
9.2.17

Da qual devemos dizer que aparenta, de facto, ser uma elipse. E não uma imagem composta de vários arcos de circulo: i. e., uma oval.

SIPAImage.aspx-Clérigos-Porto.jpg

Este desenho pertence ao site do SIPA de onde foi extraída. Obrigada.

Em breve ovais e elipses serão de novo abordadas, em várias igrejas, incluindo talvez (?) obras de Guarino Guarini. Que foi mestre, exímio e admirável, no tratamento geométrico de Ideogramas Medievais, a que conseguiu acrescentar a tridimensionalidade. Porém, uma tridimensionalidade e edificações (no sentido tropológico) que são caracteristicas do Barroco. 

E, para quem o entendesse, entrar numa igreja, e sentir-se, dentro do que foi uma ideia simples posta em desenho - para exprimir uma noção ou a ideia de total afinidade cultual/cultural. Ideia que séculos mais tarde, trabalhada depois arquitectonicamente, iria traduzir um sentido de pertença, ou de inclusão: a de quem comunga dessa mesma Ideia. Claro que para quem compreender (ou o compreendesse no passado) todo este elaborado processo mental, de uma significância extra (e extrema); claro que para esses, tais obras são de uma enorme beleza!

Pois muito mais do que as formas que se vêem, que poderão estar muito bem construídas e perfeitamente acabadas: com luz e cor igualmente bonitas; é todo o imenso sentido que essas mesmas formas carregam, o que lhes dá o maior valor:

ou seja, confere uma muito maior beleza!

Sobre este tema ver também aqui, ou todo o blog

Guardar

link do postPor primaluce, às 11:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Fevereiro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
16
17

19
20
21
22
24

26
27
28


tags

todas as tags

blogs SAPO