Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
18.5.18

PODIA SER MAS NÃO É...

 

Sim, a frase seguinte de Rudolph Arnheim podia ser um slogan; uma maneira de chamar alunos para Cursos Inovadores de uma qualquer escola de Design:

"Thinking calls for images and images contain thought. Therefore the visual arts are a homeground of visual thinking..."

Como aliás o mostram as duas imagens seguintes, feitas ambas para traduzir conceitos essenciais (dogmas - como se dizia frequentemente) do Cristianismo.

No primeiro caso a imagem foi obtida em Jacques Dalarun (ver: https://primaluce.blogs.sapo.pt/podia-ser-mas-nao-e-421538)

P1010070-credo e y-c.jpg

E no segundo caso, cujo esquema é equivalente ao da 1ª imagem - mas estando depurada de outras informações visuais tendo ficado apenas o Diagrama essencial; a imagem seguinte veio de Edward Norman, do seu livro - The Roman Catholic Church, Thames and Hudson, Londres 2007, p. 36. Como está na legenda a) serviu para esquematizar o Credo de Atanásio; e b) deriva de um manuscrito do século XIII (provavelmente o mesmo que está acima?).

CredoCristão.jpg

E se "Podia ser mas não é", como se escreveu no título; ou seja, se a frase de Rudolph Arnheim não é ainda levada a sério, como o são outras disciplinas e outras práticas, é porque a Arte está ainda muito longe de ser (bem) percebida. Não tanto a Arte Contemporânea, mas sobretudo a Arte mais antiga: que nasceu como uma escrita e ligada ao Pensamento.

Enfim, porque a Arte (e muitos dos seus estudiosos) também continua longe de perceber a enorme vantagem de se auto-conhecer, num contexto de Neuro-ciências*.

Portantto fortemente ligada à Linguística e à Semiologia

~~~~~~~~~~~~~~~~

*Temos vários posts sobre o assunto. Em geral com o apoio de textos (e o que compreendemos deles...) de António Damásio. Usem a tag António Damásio e vão encontrar

 

link do postPor primaluce, às 15:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Maio 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
19

20
22
23
25
26

27
28
29
30
31


tags

todas as tags

blogs SAPO