Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
16.4.14

...

 

Independentemente das ideias de Quadros - algumas de que nos lembramos, directamente, em fragmentos da memória, esbatidíssimos... - e de outras que estão na sua bibliografia*. Na verdade, parece-nos que tinha bastante razão sobre a existência de «uma Escrita» a qual, muitas vezes (ou quase sempre) também adquiriu tridimensionalidade.

Nada de muito novo, porque é um fenómeno idêntico ao que acontece/aconteceu na Arte Islâmica.

Aqui o que é novo (para quem sempre ouviu, à distância, uma série de relatos que pareciam verdadeiramente inverosímeis...) é estarmos hoje convictos da mesma ideia: embora para nós se trate de uma Escrita da Europa - ou do Cristianismo - a qual terá ganho força, com algumas imagens produzidas na Ibéria; talvez, sobretudo em Toledo?

É o que se passa na imagem, cliquem e leiam a legenda

 

 

Claro que o assunto está ainda muito longe de ser esclarecido: mesmo por nós, que temos feito sucessivos apelos ao seu entendimento, e à necessidade de tempo e condições para o investigar - a sério, com uma equipa eficaz:

Já nem digo como se faz no Ensino Superior, mas como faz um arquitecto a projectar, quando ao começar o trabalho tem que investigar (sem percas de tempo)! Enfim:

... É o país que temos, o Ensino Superior que (não) se vê...

~~~~~~~~~~~~~~~~ 

*Ver em: http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/ontem-recebemos-homenagem-a-antonio-66071

link do postPor primaluce, às 00:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Abril 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
17
18
19

21
22
23
24
25
26

27
28
29


tags

todas as tags

blogs SAPO