Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
15.2.17

Aos 38-40 minutos deste filme (https://www.youtube.com/watch?v=gXHKtLjGM2M), oiçam bem a explicação de Domingos Tavares, sobre a cúpula de S. Lorenzo de Turim. A qual (explicação), para nós «não cola». De todo!

Refere a Mesquita de Córdova como um modelo ou exemplo possível; ou ainda: “...uma coisa destas (...) na Arménia...?"

E a sua exposição continua:

“Ah! O homem - o Teatino chamado Guarino Guarini - andou também pela Arménia? (…) E, portanto, não é uma questão de ter ido ver e copiar… É que há uma lógica do Pensamento Matemático que produz soluções que em determinado momento são semelhantes. Isto é (…) que geram atitudes finais/formais que são análogas (…) E então, não é de espantar que o pensamento dos Geómetras que trabalharam na Mesquita de Córdova, (…) tenham desenvolvido (...) para criar soluções estruturais em altura, tenham gerado soluções deste tipo”.

E então, logo de seguida, rodando sobre si, Domingos Tavares, exactamente depois destas explicações,  vira-se para o ecrã - onde estão a ser projectados os slides da sua conferência -, e lá está, a mais do que fascinante cúpula barroca, que foi inventada-criada por Guarino Guarini*.

Note-se que os nossos sublinhados (acima) referem-se à parte em que discordamos totalmente do Professor Arquitecto portuense. É que se um dia olhar bem para vários ideogramas medievais (no nosso livro sobre Monserrate, há um na p. 272) então compreenderá que a sua explicação, como a deu - "uma lógica do Pensamento Matemático que produz soluções(...) finais/formais que são análogas"  - é algo comparavel a uma abreviatura daquilo que de facto aconteceu.

Daqui lhe dizemos, se compreender a passagem das imagens planas para a tridimensionalidade, então perceberá porque é que na Arménia, em Espanha, e também em representações planas, em Portugal (túmulos de Alcobaça) pode encontrar as mesmas configurações.

~~~~~~~~~~~~~~~

*Sabemos que a nossa transcrição do verbal para a escrita não está perfeita, mas anda lá, bastante perto. Bonita e interessantíssima, apesar de, em nossa opinião, incompleta e imperfeira, é toda a explicação de Domingos Tavares. Por todo o seu trabalho, merece elogio: os nossos parabéns.

Ver ainda outros posts: http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/73286.html ; http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/52402.html ; http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/alguem-que-nos-ensinou-muito-66405

link do postPor primaluce, às 20:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Fevereiro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
16
17

19
20
21
22
24

26
27
28


tags

todas as tags

blogs SAPO