Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
5.11.13

Apesar da gravura não estar bem digitalizada, esta imagem da Egreja da Conceição Velha em Lisboa, vinda do Almach Illustrado, apresenta um enorme vão bífore que merece ser observado com atenção.

Trata-se de uma transição formal*: a passagem de dois círculos tangentes, para dois círculos secantes; que ainda não formam uma mandorla geométrica, rigorosa - a que originou o arco quebrado designado de (ou em) «terceiro ponto».

Como nunca decorámos estas designações (que os historiadores conhecem tão bem e com todo o rigor), podemos estar a falhar na designação...?

Mas, note-se, é algo que não preocupa, na medida em que a essa (possível?) lacuna correspondem outros conhecimentos, concretamente de geometria: isto é, correspondem os referentes que têm lógica, e se compreendem facilmente. E não correspondem as  designações que sempre considerámos como arbitrárias e aleatórias; ou seja, as que nunca nos seria fácil decorar, por nos aparecerem, face aos nossos conhecimentos, como injustificadas (e incompreensíveis).       

Em posts futuros tentaremos ir colocando outras e mais imagens, que elucidam sobre esta transição formal: i. e., como a semelhança entre formas - bi e tri-dimensionais - veio a originar as ogivas; que são tridimensionais**.

 

Pode talvez não ser fácil entender o que pretendemos explicar (para quem não domina a geometria, e mais ainda a tridimensionalidade?), mas é também por isto que estas matérias - as relativas a Ornamentos, a Estilos e à Arte, ou à Comunicação Visual*** - não têm sido acessíveis, nem compreendidas: tendo sido, como é sabido, muito mais memorizadas ou decoradas!

~~~~~~~~~~~~

*Transições formais de que os Estilos estão repletos! Já que em cada obra que foi inovadora, em geral houve uma transição ou substituição formal.

**Referido no nosso trabalho sobre Monserrate, na p. 172, ler integralmente a nota nº 154.Está lá tudo...

***Comunicação visual no seu verdadeiro sentido, que é também o de Linguagem Visual, não alfabética. Poderíamos referir uma Linguagem Visual feita com Pictogramas, mas tem-nos parecido muito mais correcto falar em Ideogramas.

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/45621.html

http://primaluce.blogs.sapo.pt/143716.html

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/52192.html

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/45270.html

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/46487.html

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/45959.html

voltar a: http://primaluce.blogs.sapo.pt/

 

link do postPor primaluce, às 00:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Novembro 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
23

24
25
26
27
28
29
30


tags

todas as tags

blogs SAPO