Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
22.10.13

Quem vir com alguma atenção o post que dedicámos à Torre de Arzila* talvez reconheça, na parte superior do vão, o Ideograma que se segue.

Foi característico da Arquitectura Românica, onde os vãos bífores, ou aos pares, são muito frequentes

 

 

Já a imagem seguinte, como explicámos em Monserrate uma nova história, terá sido o Ideograma que deu origem ao Arco Quebrado, que se tornou, e ainda hoje é considerado assim, imagem de marca do Estilo Gótico.

Arco que exprimiu, enfaticamente, o Filioque (e assim reforçou o sentido linguístico que se detecta, e lemos, nos Estilos Arquitectónicos).

Mas o Arco Quebrado foi precedido pelo emprego da Mandorla, que existe - profusamente - em tímpanos protogóticos (ou românicos).  

 

Se para definir um Estilo considerássemos, da maior (total e única) relevância, a questão do emprego de cada uma destas formas; feito a partir de uma determinada data - por exemplo quando a Teologia evoluiu, no entendimento de alguma questão sobre o "Conhecimento de Deus", então teríamos que começar por notar, que a Mandorla foi aplicada a partir do século V**

~~~~~~~~~~~~~

*http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/59763.html

**Como consta no Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, de Jorge Henrique Pais da Silva e Margarida Calado. 

Voltar a: http://primaluce.blogs.sapo.pt/

bien.faire.et.laisser.dire.gac@gmail.com

      

link do postPor primaluce, às 00:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Outubro 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
25
26

27
28
29
30
31


tags

todas as tags

blogs SAPO