Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
24.3.13

É verdade, na situação concreta que foi a distinção entre o Filioque e o Perfilium, podemos dizer hoje, numa expressão abreviada ao máximo - que usa o «&» para referir a junção; e que usa o «Per» latino (que ainda supomos inteligível, pelo menos por algumas pessoas?). Podemos dizer que aquilo que distingue as duas noções teológicas (Filioque e o Perfilium) se pode resumir numa única imagem, como há dias as condensámos, assim:

(clic na imagem)
 

Já escrevemos sobre este assunto inúmeras vezes mas aconselha-se, em especial, a explicação feita para Laurent Gervereau que durante quase um ano (desde 7 de Março de 2012) manteve algumas das nossas informações no seu blog*. Por isso está em francês**.

Reparem como na Idade Média, a melhor forma que encontraram para exprimir, graficamente, que o Espírito Santo «procede» em simultâneo do Pai e do Filho (realidades invisíveis e intangíveis), essa forma foi a  intersecção de dois conjuntos. Cada um deles representado por um círculo ou circunferência.

E como consta no nosso trabalho dedicado a Monserrate, a precisão geométrica que assim desenhou a Mandorla(ou a «expressividade retórica» que foi considerada necessária para haver o máximo de rigor nessa definição), foi ao ponto de colocar cada circunferência a passar pelo centro da outra (circunferência).

~~~~~~~~~~~~~

*http://www.gervereau.com/reactions.php

**http://primaluce.blogs.sapo.pt/89925.html

http://primaluce.blogs.sapo.pt/90235.html

Claro que este assunto não interessa ao Ensino Superior como se pode ler nos vários posts de Primaluce:

http://primaluce.blogs.sapo.pt/;

 http://primaluce.blogs.sapo.pt/145850.html

E claro que não interessa a nenhuma instituição do Ensino Superior em Portugal, nem às que nos conhecem, nem às que querem ser rentáveis, ou que querem ser competentes, ou ainda qualquer outra ambição normal.

Sabemo-lo por todas as démarches que nunca deixámos (ou deixaremos) de fazer!

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=623195

link do postPor primaluce, às 13:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Março 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

25
27
28
30

31


tags

todas as tags

blogs SAPO